O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
1 - O povo costuma dizer que "candeia que vai à frente alumia duas vezes". Por norma, quem vai à frente tem mais possibilidades de chegar à meta em primeiro lugar. Era esta a missão do Sporting ontem em Faro. Foi bem sucedido embora sem brilhantismo. Chega à vitória com um penálti duvidoso, assim como sofre o golo do empate através duma falta que também não existe.
O Sporting chegou à vitória com um penálti duvidoso, assim como sofreu o empate através de uma falta que não existiu
A jogar contra 10 desde os 18 minutos da primeira parte, tinha a obrigação de ter feito muito melhor. Enfim, estamos à frente da liga, mas temos de ser melhores.
2 - Assisti, pela primeira vez, a um jogo da liga saudita: o Al Tai com o Al Nassr. Foi um jogo de fraca qualidade. Dei comigo a pensar que por muitos milhões que as autoridades sauditas ponham no futebol local, dificilmente este terá alguma expressão que atraia os fãs deste desporto a nível mundial. Aquilo é um "hobby" muito bem pago. Nem entendo muito bem o papel dos treinadores que se prestam a ser "babysitters" de estrelas em declínio, ou mesmo de jogadores que na posse plena das suas faculdades escolheram jogar futebol a "cinco à hora".
3 - O jogo de anteontem entre Benfica e Porto foi, igualmente, de uma qualidade confrangedora. Com diferenças acentuadas em relação ao jogo que vi anteriormente, pois em matéria de competitividade e intensidade não há comparação possível, ficou a certeza de que ao contrário daquilo que pensam alguns crânios privilegiados o dinheiro não só não faz jogar, como não ganha jogos.
A vitória do Benfica não sofre contestação, mas no final fiquei com a sensação que se o Porto tem jogado com 11 jogadores o tempo todo, teria saído da Luz com um resultado diferente . O Porto foi sempre melhor enquanto o jogo foi 11 contra 11. E mesmo com 11 contra 10, durante a primeira parte, o Porto foi melhor. Na segunda parte soçobrou, mas deixou a ideia que em iguais circunstâncias poderia ter vencido este encontro.
Para o Sporting, o resultado ideal teria sido um empate, mas este também serve.
4 - Continua o maravilhoso campeonato do mundo râguebi. O futebol tem muito a aprender com este desporto. Mais tarde ou mais cedo o futebol vai ter de alterar as suas regras e aproximá-las de algumas das que existem no râguebi. Por exemplo, a regra dos cartões amarelos, em que veria com bons olhos que um jogador que fosse punido ficasse 10 minutos sem jogar. Vamos ter esperança que Portugal fará hoje um bom jogo com a Austrália.
Até para a semana!
*Manuel Moura dos Santos escreve de acordo com a antiga ortografia