LIGA-TE - Opinião de Sónia Carneiro
O alívio das medidas sanitárias de prevenção da epidemia é uma vitória coletiva de Portugal e dos portugueses, conforme vem sendo justamente assinalado nos mais variados quadrantes da nossa sociedade.
A perseverança e o elevado grau de comprometimento com as medidas que foram sendo decretadas levou-nos ao «fim de uma fase pandémica», conforme assinalou o chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS.
A escolha do artigo indefinido não nos permite leviandades, mas o momento é de regozijo com o resultado alcançado e com o regresso à normalidade, incluindo na fruição dos espetáculos desportivos. É, pois, chegada a hora de recuperar uma expressão habitual nestas minhas crónicas, a do "colorido das bancadas", que dá alma ao futebol!
Na jornada deste fim de semana, enquanto vejo as bancadas encherem-se, também o meu coração se enche de orgulho pelo contributo que as minhas funções de coordenação da atividade da Direção Executiva da Liga Portugal me permitiram prestar para este resultado vitorioso. Simultaneamente, sinto uma enorme dívida de gratidão por todos os que para ele igualmente contribuíram.
Na impossibilidade de agradecer a todos, na exiguidade desta coluna, destaco alguns reconhecimentos: uns óbvios e outros pessoais. O primeiro vai diretamente para o Senhor Vice-Almirante Gouveia e Melo, e a sua equipa, que pôs as tropas em marcha e montou uma operação tão bem sucedida, que permitiu o reatar da vida normal, o Sr. Primeiro Ministro escolheu com sabedoria o timoneiro para este projeto e que agora se retira de cena como a imagem da competência e dedicação. Parabéns!
Em termos pessoais o reconhecimento vai para o Senhor Subdiretor-geral da Saúde, Dr. Rui Portugal. Incansável e disponível 24 horas, qual serviço de emergência médica, para esclarecer as dúvidas das sociedades desportivas e dos diversos departamentos da Liga Portugal, foi, sem dúvida, um dos principais responsáveis por termos conseguido levar a bom porto o regresso à competição (apenas, infelizmente!) da Liga Portugal Bwin em 2019-20, realizar testes-piloto com público, no final do ano de 2020, o regresso progressivo do público, ao longo da época em curso, e que culmina na abertura da totalidade da lotação dos estádios das competições profissionais aos seus adeptos neste fim de semana.
Vitória registada depois de uma luta travada com afinco e que contou com apoiantes de vários quadrantes da vida social e desportiva, sendo obrigatório destacar o Sr. Secretário de Estado do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo.
Saio deste processo com a convicção reforçada do valor da multidisciplinariedade e do derrube de barreiras entre áreas de atuação, trabalhar como se de uma só equipa se tratasse, com solidariedade e consciência do bem comum. Foi o que sucedeu, com os bons resultados conhecidos, na relação com a DGS, com a SE Juventude e Desporto, com a SE da Saúde numa exteriorização da cultura que é visível em muitas das áreas da Liga Portugal.
