Desatino de golos
A análise de Manuel Queiroz à sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Corpo do artigo
Quem pôde, aproveitou a sexta jornada da Liga Europa para poupar jogadores como o Sporting, como o Braga ou o V. Guimarães. Com sortes diferentes e as equipas portuguesas (tirando o Sporting) descobrem-se goleadoras - Vitória foi marcar três a Frankfurt (há boa gente que nunca ganhou na Alemanha), o Braga quatro em Bratislava, o FC Porto três.
FC Porto e Braga ganharam o grupo. Mas comecemos pelos portistas, numa noite incompreensível! O Feyenoord atacou melhor mas ajudou muito os dragões marcando um golo e mais dois meios, para dizer assim, na própria baliza, jogando com uma defesa em que faltavam muitos jogadores. Há muito que não via um FC Porto tão sem cabeça, inerte, falhando as coisas mais fáceis, com Sérgio Conceição até a desentender-se com Zé Luís (e não só...). Que se passa? Aquilo que se viu no Dragão não foi uma equipa, foi um conjunto de maus (?) jogadores. Ganhou o grupo, mas chega a dezembro muito pouco convicto, em tensão permanente. Sofreu golos em todos os jogos e acabou com diferença negativa (8-9).
11613182
O Braga foi ganhar à Eslováquia, bateu o seu recorde de golos na fase de grupos, melhor ataque das 32 equipas, segundo maior número de pontos e teve capacidade para dar a volta ao resultado. Boas notícias para uma equipa que tem sido muito irregular por cá e estranha na Europa - dois empates em casa, três vitórias fora.
Grande triunfo do Vitória em Frankfurt, nos últimos minutos. Numa noite de desatino de golos, de golos de apanhados, a forma como Miguel Silva sofreu o primeiro é pior do que isso - diz-se que acontece a todos, mas a uns mais do que a outros. Mas a equipa de Ivo Vieira bateu-se (fez apenas quatro faltas...) e no fim nem sempre ganham os alemães.
O Sporting perdeu 3-0 perante uma equipa que merece ganhar o grupo, porque o Lask era a melhor das quatro. Não há muito a dizer a não ser, talvez, que continuo sem perceber os sete milhões que o clube pagou por Rafael Camacho que, em doze jogos, nunca se viu lura de onde saísse coelho.
Agora é esperar pelo sorteio de segunda-feira. Benfica, FC Porto e Braga são cabeças de série e se há alguns bombons (AZ Alkmaar, Ludogorets, Cluj, Copenhaga e Apoel Nicósia) há outros (Roma, Eintracht, Wolverhampton, Wolfsburgo) que não se desejam.