Esta cultura de discussão alargada na definição de novos caminhos tem marcado os dias, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, onde se cumpre o desígnio de dar voz a toda a Comunidade do Futebol
Corpo do artigo
O 15.º UEFA PRO – Seminário de Formação Contínua, que ontem começou na Cidade do Futebol, reúne na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) uma amostra impressionante do talento dos treinadores portugueses reconhecido internacionalmente. O evento convoca os detentores de licença UEFA PRO para dois dias de intensa partilha de conhecimento que é marca distintiva da classe. É também graças a esta atitude perante o desenvolvimento das competências pessoais e, com elas, da própria modalidade, que o nosso país tem conquistado mercados e adeptos em todo o mundo.
Esta cultura de discussão alargada na definição de novos caminhos tem marcado os dias, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, onde se cumpre o desígnio de dar voz a toda a Comunidade do Futebol assumido pelo projeto de Pedro Proença. Por ali passou, só na última semana, grande parte desse universo: as portas abriram-se às Associações Distritais e Regionais, numa sessão de esclarecimento sobre a alteração aos estatutos federativos imposta pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). Ali foram recebidas as Sociedades Desportivas e o líder da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, num almoço a vincar uma nova era nas relações com o Futebol Profissional, marcada pela união.
Aquela que é, num sentido cada vez mais literal, a casa de todos os agentes desportivos recebeu, ainda, os delegados que compõem a Assembleia Geral da FPF, para o Fórum do Futebol, durante o qual foram anunciadas as 19 comissões (seis delas permanentes, como previsto nos estatutos) que agregam todo o universo federativo na definição do futuro. Os resultados desse trabalho serão conhecidos, em dezembro, no Congresso do Futebol Português. Assim se implementa um novo modelo de governação, moderno e enriquecido pelo inestimável contributo de toda a Comunidade do Futebol.A FPF abre as portas ao futuro e, juntos, passamos das palavras do programa eleitoral à efetiva construção de um só futebol, em que todos têm voz.