VELUDO AZUL - Um artigo de opinião de Miguel Guedes.
Corpo do artigo
A vivência no primeiro lugar solitário da Liga, para uma equipa onde grande parte do que fez se assemelhou a pré-aquecimento e ajuste, a circunstância de passar dois dias na liderança à condição é pecúlio de felicidade em cinco jornadas.
Mais uma vez, agora frente ao Estrela da Amadora, bastante sofrimento com o precipício do deslize por perto.
O regresso de Sérgio Conceição ao banco trouxe dedo de treinador na constituição do onze inicial, opções diversas que convocaram mudanças num sistema tático em estreia absoluta esta época (e raras vezes utilizado por tantos treinadores em tantos anos de casa). Surpresa. Mas não foi teste, sequer. As lesões de Marcano e Evanilson atiraram para o cesto dos papéis todos os papéis principais. Fica a ideia de que, como habitualmente, o trabalho da semana premeia e de que será forte a aposta de Conceição na Liga dos Campeões.
Uma autêntica revolução tecida no período de pausa para seleções. A estreia de David Carmo, tantas vezes adiada sem que se percebesse a razão, ganhou balanço e afirmação num jogo bem conseguido que o pode catapultar para a titularidade em alternância com Pepe e Fábio Cardoso numa defesa a dois centrais. A lesão de Marcano, grave e para muito tempo, é um desgosto coletivo e um impedimento individual até ao fim da temporada. O defesa goleador não merecia este afastamento tão abrupto, sobretudo no momento em que o final da carreira se aproxima e quando mostrava qualidades que porventura nem suspeitara. A sua falta far-se-á sentir mas o momento é de afirmação de alternativas. Crescer é também isto.
Com o golo que marcou, pleno de intenção em grau de dificuldade, Taremi pode ter tido o seu clique. Apagado nos jogos em que foi titular, saltou agora do banco (ainda ia o jogo no adro) para receber de Pepe (que grande jogo!) a assistência que tratou de transformar num golo só seu. Para calar e vender. Numa partida onde nem todos estiveram em jogo, é difícil retirar conclusões. Ivan Jaime mostrou que pode ser diferenciador e que Alan Varela é um peso pesado, certo e influente, grande contratação para o meio campo. Todas outras conclusões são difíceis quando o exame não bate certo com a matéria que se estudou durante a semana. Aos oito minutos tudo mudou.
Regresso a parte incerta. Boa parte dos regressos darão entrada como titulares na terça-feira. A equipa entrou numa série de jogos em poucos dias, pelo que a dose de acerto e sentido coletivo têm que começar a aparecer. Ganhar pontos quando se joga menos bem pode ser um tónico. Para já, é um alívio.