Com curriculum melhor que Di María, só Lionel Messi e Cristiano Ronaldo
A JOGAR FORA - Um artigo de opinião de Jaime Cancella de Abreu
Corpo do artigo
1 Nunca me cansarei de elogiar um craque que dribla como um demónio e assiste com precisão de relógio suíço; que coleciona títulos e golos decisivos, uns em finais de grandes competições, outros dignos de filmes de ficção; e que está prestes a ultrapassar CR7 como maior “assistente” de toda a história da Champions. Bruno Lage trabalha para o ter sempre “fresquinho e soltinho”; nós fazemos figas para que continue a acertar na gestão física, na fórmula tática e nos incentivos motivacionais que permitem a Angelito exibir-se ao nível daquilo que continua a ser: um dos grandes, um dos maiores artistas deste século - acima dele, com curriculum melhor que o dele, só Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
2 Parece que a rodinha que a equipa fez em pleno relvado do Luís II indignou uma série de virgens ofendidas com o vernáculo utilizado por Bruno Lage - e isto porque no futebol não se utilizam - jamais se utilizaram - palavrões, só linguagem de meninos de primária. Ou será que essas virgens ficaram foi “ofendidas” com aquela vitória conseguida no ápice de três minutos em cima do final do jogo? Pois é, temos pena.
3 Para entrar no Luís II, os adeptos do Benfica sujeitaram-se a todas as revistas, a todas as secas, inclusive ao apurado farejar de cães treinados para procurar não percebi exatamente o quê. Fiquei curioso para ver o que iria acontecer aos indesejados shows de pirotecnia - e não é que eles aconteceram mesmo? Quem consegue pôr travão a este flagelo do futebol?
4 Para se ter uma pequena ideia da importância de disputar a fase de liga da Champions, o Benfica arrecadou até ao momento cerca de 50 milhões de euros na competição (o Sporting 43 milhões), ao passo que o FC Porto leva na Liga Europa pouco mais de 13 milhões amealhados.
5 O super defesa central Tiago Djaló, aquele que foi apontado como solução para os graves problemas defensivos do FC Porto, foi entretanto encostado por Vítor Bruno. Só mesmo um selecionador como Martínez para o estrear ao fim de não mais do que míseros 550 minutos jogados no total das épocas 2023-24 e 2024-25 até àquele momento.
6 Nuno Ribeiro admitiu em tribunal, portanto sob juramento, que todos - nem mais nem menos que todos - os ciclistas da W52-FC Porto recorriam à batota do doping. A mim, completo ignorante na matéria, ocorreram-me de imediato as impertinentes questões que deixo à reflexão do leitor: se estavam todos dopados, como é que nunca houve um só resultado positivo nos inúmeros controlos a que foram sujeitos? A razão esteve na sofisticação do doping utilizado, por certo de última geração, por certo difícil de detetar, ou contaram com a cumplicidade corrupta de quem foi responsável por todos aqueles controlos negativos? Responda quem souber.
7 Escrevo estas últimas linhas nos interiores do Parque dos Príncipes, onde vim matar saudades de ver ao vivo e a cores o João “enche o campo” Neves e o Gonçalo “matador” Ramos. Grato ao Pedro, pai do João, pela gentileza; grato ao João e ao Gonçalo pelo muito que nos proporcionaram com o Manto Sagrado vestido. Para sempre dois de nós.