A Ciência está a liderar o combate, independentemente de um ou outro grunho com poder político, e apesar da impotência cerebral.
É uma guerra estranha. Na frente de combate estão os que costumam estar atrás: médicos, enfermeiros e pessoal hospitalar. A dar o corpo às balas, de peito feito à indignação gerada por medo, desconhecimento ou ignorância, estão também meia dúzia de políticos, o que não é normal. E no fim disto tudo, contando com a sobrevivência à pandemia, não sairemos para as ruas em festa nem com paradas de vencedores.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Primeiro, porque sairemos a medo - exceto os irresponsáveis que ainda hoje saem sem pensar nas consequências -; segundo, porque não veremos os cadáveres do inimigo e este não capitulará de forma oficial sob qualquer tratado geopolítico e muito menos saberemos onde ficará escondido até atacar de novo. Uma vitória que, se conseguirmos, mudará muitos de nós. Esperamos que para (bem) melhor do que o que temos sido.
Agora, o futebol. Pois bem, é também ainda muito cedo para prognósticos. A Liga tenta acertar agulhas com o Governo (mais Fisco, mais Segurança Social, mais diálogo social com associações sindicais de jogadores, treinadores...), o Governo tem a bitola bem firme nas decisões da Direção Geral de Saúde e, ao mesmo tempo, encontra-se em modo de diplomacia musculada com a União Europeia. Costa disse que o futebol não é prioridade, Proença não gostou. Mas ambos sabem que todos serão necessários para que, a par do combate ao vírus, se batalhe também na frente económica. E ainda só lá vão 15 dias... Vamos então ter alguma paciência, porque nunca, como hoje, qualquer dito ou desdito é extemporâneo. Todos estamos a navegar à vista. A Liga também estará a acertar andamentos em função das decisões da FIFA, UEFA e dos grandes parceiros: FIFpro (jogadores), Associação Europeia de Clubes (ECA) e European Leagues. Sim, é ainda muito cedo para o dia seguinte. E muita coisa mudará, mesmo que os campeonatos terminem como devem terminar: em competição.
