Sexta-feira, às 18 horas, todos os caminhos vão dar à Luz. O título e os milhões da Champions tornam Benfica, Sporting e Braga aliados.
Corpo do artigo
1 - Vencida mais uma jornada do campeonato, é no clássico da próxima sexta-feira, no Estádio da Luz, entre o Benfica e o FC Porto, que se concentram todas as atenções. Por ali, passa o comboio do título, da Champions, da pré-eliminatória da Champions. E se é comum vermos os rivais todos picados, desta vez há uma harmonia cínica entre a maioria. E a maioria, por diferentes razão, são Benfica, Braga e Sporting. Estes três puxam para o mesmo lado. O primeiro por razões óbvias e históricas, ganhando ao FC Porto coloca quase as duas mãos no troféu mais importante do calendário nacional. Os outros dois porque ainda cheiram o segundo lugar e esperam atingir no coração o adversário, atirando-o para fora do porta-aviões. Aliás, se resolverem os seus compromissos, os arsenalistas arrombam a porta da entrada direta na Champions, desalojando do lugar o FC Porto. No mesmo sentido, o Sporting aproximar-se-ia do ainda campeão nacional. Para os leões, que ainda têm de acertar o calendário com o jogo de hoje frente ao Gil Vicente para entrarem nesta corrente, o ideal na jornada 27 seriam as derrotas do FC Porto e Braga e, naturalmente, o seu triunfo diante do Casa Pia.
Para acabar com a especulação, os azuis e brancos só têm um caminho: vencer na Luz. O que até nem parece ser muito complicado, pois desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico do FC Porto, só por uma vez perdeu na casa do rival. Sérgio ganhou três vezes e perdeu uma.
Portanto, é neste momento, que se aplica a tal narrativa que tem sido o braço armado do FC Porto ao longo do seu historial: "contra tudo e contra todos...".
2 - Marítimo e Paços de Ferreira acotovelam-se para garantir pelo menos um lugar no play-off. Este fim de semana, as duas formações somaram pontos. Os insulares, em casa, despacharam o Boavista de forma convincente. Em Guimarães, o P. Ferreira só ganhou um ponto mas deu um sinal claro de que acredita na manutenção. As próximas rondas serão bem vivas e é preciso não nos esquecermos que na jornada 28 haverá um Marítimo-Paços de Ferreira, talvez não seja decisivo mas poderá esclarecer alguma coisa neste braço de ferro.
3 - O Benfica tem ganho quase sempre e bem, mas há detalhes que não passam despercebidos e um deles tem a ver com Bah. O lateral está em praticamente todos os momentos mais delicados das águias esta temporada. As falhas de concentração sucedem-se: foi assim em Braga duas vezes, foi assim em Vizela, foi assim em Vila do Conde, no Dragão, entre outros.