A notícia da falha da inscrição de Jota Silva chegou ao arrepio do que tem sido o Sporting nos últimos anos. São pequenos sinais, para alguns até podem parecer insignificantes, mas revelam muito da solidez da estrutura
Corpo do artigo
O mercado de verão fechou, pelo menos para a compra e inscrição de direitos desportivos na Federação Portuguesa de Futebol. Ainda será possível fazer algumas vendas para ligas onde os calendários são mais extensos, quase todas ligas pouco competitivas, mas já serão pouco relevantes.
As últimas horas do fecho de mercado costumam parecer a bolsa de Nova York em dias de grande liquidez, mas este ano até foi mais calmo do que o costume, a maioria dos clubes souberam arrumar a casa em devido tempo.
A surpresa veio de onde menos se esperava, do actual campeão Nacional, o Sporting. Estávamos habituados a um Sporting organizado, zeloso, planeado, onde as surpresas eram residuais porque as decisões eram tomadas no tempo certo, sem ficar dependente de variáveis externas.
A notícia da falha de inscrição de Jota Silva chegou ao arrepio do que tem sido o Sporting dos últimos anos. Bem sabemos que o último ano provocou muitas alterações impactantes na estrutura. No mesmo ano o clube perde o director desportivo e o treinador que mais títulos ganhou nos últimos 50 anos. Não é de desconsiderar, não é coisa pouca, mas tem de ser ultrapassada.
Só o facto de permitir que um minuto faça a diferença na constituição da equipa pretendida é angustiante.
Já tendo passado por situações de aperto financeiro no Sporting, poderia compreender se a razão fosse de disponibilidade de tesouraria. Quantas vezes foi preciso esperar vender para poder comprar o que se desejava, e quantas vezes estas operações foram feitas a contrarrelógio, a contar cada minuto que passava. Mas não é o caso actual, o Sporting teve um balanço positivo, entre venda e compra de jogadores, de 60 milhões de euros.
É uma verba confortante, permite fugir às pressões de última hora, por isso mais difícil fica perceber o sucedido.Ainda não foi explicada a razão do sucedido, em função das responsabilidades dependerá o impacto financeiro, nomeadamente saber quem fica a pagar o ordenado do jogador.
São pequenos sinais, para alguns até podem parecer insignificantes, mas revelam muito da solidez da estrutura.