A profecia de Jorge Jesus realizou-se
PASSE DE LETRA - Numa entrevista que concedeu a este jornal durante esta semana, o presidente portista Pinto da Costa mostrou o seu desagrado com as arbitragens, referindo que o campeonato ficou decidido em Vila da Feira, Braga e Vila do Conde
Corpo do artigo
1 - Numa entrevista que concedeu a este jornal durante esta semana, o presidente portista Pinto da Costa mostrou o seu desagrado com as arbitragens, referindo que o campeonato ficou decidido em Vila da Feira, Braga e Vila do Conde, querendo aludir ao facto de, na sua opinião, o Benfica ter sido beneficiado nos jogos que realizou nesses campos, em prejuízo do FC Porto. Quanto aos outros jogos, não sei, mas concordo com o Pinto da Costa no que se refere aos jogos em Braga, só que com uma grande diferença: em Braga, o único prejudicado foi o SC Braga, quer no jogo que realizou contra o Benfica, quer no jogo que fez contra o Porto. (Alguém se esqueceu de como é que o Porto consegue o segundo golo, o golo do empate, com um penálti inventado?) E também para Braga alguém foi desencantar à sacristia dois padres, de nome Manuel Mota e Rui Oliveira (VAR) para garantir - à cautela - que o Braga não virasse o resultado, decidindo para o Porto a presença na final da Taça de Portugal (dois penáltis por marcar, um golo inacreditavelmente anulado a Paulinho...).
Ou os padres (Manuel de Oliveira e o VAR Luís Godinho) desencantados para o infame exorcismo transvestido de arbitragem na meia-final da taça da Liga, no jogo em Braga contra o Sporting. Por isso, Sr. Pinto de Costa, na vossa guerra pelo trono, os verdadeiros e reais prejudicados nunca são vocês (Benfica, Porto ou Sporting), mas todos os outros clubes que têm de aturar as missas dos padres que nos enviam.
Nas arbitragens dos jogos contra os ditos "grandes", em Braga, só houve um prejudicado: o próprio Braga
2 - Jorge Jesus falou, há tempos, no episódio de ter feito com que centenas de adeptos muçulmanos gritassem, a bons pulmões, o seu apelido ("Jesus, Jesus"), realçando o humor do episódio. Mas quando se souber dos seus dons proféticos, poderão chamar-lhe mesmo Maomé. Na verdade, há alguns anos, após uma derrota do SC Braga, que Jesus então treinava, contra o SL Benfica, que veio depois a treinar, expressou a sua revolta contra a arbitragem, dizendo o famoso soundbite: "O Braga campeão? Só se for na PlayStation..." Pois bem, no passado fim de semana, o SC Braga, representado por Hugo Sousa e Ângelo Gouveia, venceu o primeiro torneio e Liga Portugal, competição de eSports organizada pela Liga Portugal. Foi campeão nacional na PlayStation. Ou seja, a profecia realizou-se.
Será por isso que se falou, há umas semanas, da vinda de Jorge Jesus para voltar a treinar o SC Braga?3 Terminou o campeonato. Braga venceu no último jogo, merecidamente. Mais do que uma "prenda" para os adeptos, esta vitória é uma mensagem para a próxima época: o Braga é um clube que vence. Xadas - para mim, o melhor em campo - mostrou que podia ter sido mais utilizado ao longo da época. Dyego Sousa quebrou o enguiço dos golos. Pena é que já não haja mais jogos para ele continuar a marcar. As próximas semanas trarão, certamente, novidades, sendo que a que desperta mais curiosidade é a da continuidade ou não do atual treinador, Abel Ferreira. Tudo indica que é para continuar.