Onze clubes despediram treinadores, mas as mudanças são 20. Números não abonam a favor de quem manda
A Nike acaba de anunciar ao mercado a bola para a época 2020/21, um portento de tecnologia com uma novidade a deixar quem sabe de futebol com a pulga atrás da orelha.
E vamos à questão do milhão de dólares: será essa nova bola mesmo redonda?
É feita juntando quatro planos, tem poucos pontos de união (dantes eram costuras) garantindo maior impermeabilidade. Para quem não estiver a acompanhar, a bola precisa de ser impermeável para não aumentar de peso. E vamos à questão do milhão de dólares: será essa nova bola mesmo redonda? A Nike garante-o, contrariando o dado científico em vigor segundo o qual apenas se consegue uma bola esférica juntando 32 hexágonos e pentágonos.
Serve esta entrada para realçar a necessidade dos que andam nestas coisas do pontapé na chincha saberem por que é que a bola pincha, se é mesmo redonda, para que serve ao certo. É que olha-se para a malha dirigente do futebol português e percebe-se sem esforço que continua a ser servida, ou a servir, muita gente para quem a bola é quadrada.
As chicotadas psicológicas continuam a acontecer a torto e a direito e a maior parte delas sustentadas em princípios estranhamente coerentes
Atente-se na formação dos plantéis, sempre carecidos de remendos de inverno, ou na forma como se encostaram treinadores com nome e trabalho feito para darem lugar a apostas em jovens projetados para serem fantásticos no futuro se lá chegarem. E se ficarem pelo caminho, azar o deles, mesmo se a culpa lhes for alheia e matar os sonhos de gente com verdadeiro potencial e não os de pendurar nas lapelas dos dirigentes. As chicotadas psicológicas continuam a acontecer a torto e a direito e a maior parte delas sustentadas em princípios estranhamente coerentes: quem tinha apenas uma vaga ideia sobre o que estava a fazer quando contratou, despediu com igual ligeireza.
A bola Nike Flight demorou oito anos a aperfeiçoar. Por cá não faltam figuras para quem a bola é de gomos. Os 32 hexágonos e pentágonos, que a ciência considerou indispensáveis para a bola ser mesmo redonda, são um projeto.
