Seis momentos marcantes da carreira de José Mourinho, que comemora 60 anos

Seis momentos marcantes da carreira de José Mourinho, que comemora 60 anos
João H. Vieira (Edição de Vídeo)

Tópicos

José Mourinho chega aos 60 anos como o treinador português com mais troféus conquistados de sempre. Uma ascensão banhada a ouro e sem fim à vista.

SEIS MOMENTOS MARCANTES

Estreia no Bessa mas com o pé esquerdo

A 20 de setembro de 2000, o Bessa foi palco do primeiro jogo de Mourinho como treinador principal, pelo Benfica. Ironicamente, estreou-se com uma derrota (1-0, por Duda) frente ao futuro campeão nacional, o Boavistão de Jaime Pacheco. Dez jogos depois, Mourinho deixaria as águias.

Liga dos Campeões culmina dois anos de sonho

A 26 de maio de 2004, o FC Porto conquistava pela segunda vez o título europeu, com Mourinho ao comando de uma equipa que viveu duas épocas quase perfeitas: dois campeonatos nacionais, uma Taça e uma Supertaça de Portugal, a Taça UEFA e a referida Champions. Depois, rumou a Londres.

"Special One" levou a revolução à Premier League

O rótulo de "Special One" colou-se-lhe na apresentação pelo Chelsea e os anos seguintes justificaram a alcunha: os blues foram campeões, 50 anos depois, e repetiram na época seguinte. Juntou-lhe Taça, Supertaça e duas Taças da Liga; na segunda passagem, mais uma liga e outra Taça da Liga.

Segunda Champions e tripleta histórica

Duas temporadas no Inter de Milão traduziram-se em mais cinco troféus para o agora "Lo Speciale", que fez a única tripleta da história dos nerazzurri. Ao cabo de 45 anos voltaram a ser campeões europeus, em 2010, ano de título e Taça de Itália. Um ano antes, ganhara a Série A e a Supertaça.

Liga dos cem pontos e sempre no olho do furacão

Três épocas e três troféus no Real Madrid dizem pouco do "furacão Mourinho": foram anos tumultuosos, de guerras verbais e campais com o Barcelona de Guardiola. O português interrompeu o domínio do Barça com a célebre liga dos cem pontos. Juntou-lhe a Taça do Rei e a Supertaça.

De Roma para a eternidade

Crucificado pela passagem no Manchester United (2016-19), onde ganhou a sua segunda Liga Europa, uma Supertaça e uma Taça da Liga inglesa, Roma parecia um passo atrás. Mas Mourinho venceu a primeira Conference League e passou a ser o único técnico a deter as três competições da UEFA.