São exemplo único no país, com infraestruturas próprias que permitem jogar, no coração desportivo de Braga, futebol de praia, a mais de 30 km de distância do oceano Atlântico
Corpo do artigo
A Cidade Desportiva de Braga tem sete campos para a formação e modalidades. O último deles não é verde e convida a férias. É em areia e destina-se à chamada Legião da Areia, a equipa de futebol de praia. A modalidade - "bonita e apaixonante", na descrição do estreante André Nunes - existe no Sporting de Braga desde 2012, o campo nasceu no ano passado, e passou a permitir treinos bidiários à equipa, que costumava treinar na praia da Apúlia.
"Temos infraestruturas fantásticas. A Cidade Desportiva tem dado todas as condições para as melhorias e para termos mais jovens a praticar o futebol de praia. O Braga é a única equipa que tem uma infraestrutura própria", enaltece Joel Pereira, diretor das modalidades do clube. O dirigente reforça a ideia de o emblema desejar "que os jovens de Braga pratiquem futebol de praia, até porque somos um exemplo ao nível do país". Os atletas, defende, podem facilmente transitar do futsal e do futebol de 11, atendendo ao facto de a modalidade ser sazonal e começar quando os outros campeonatos terminam.
É o que acontece neste sábado, em Sesimbra: começa mais um campeonato nacional de futebol de praia.
Braga é o campeão atual e, depois de começar a época com bicampeonato da Europa, o objetivo é claro: renovar o título. "Cabe-nos ter os pés bem assentes no chão, trabalhar e saber que ser bicampeões da Europa não nos garante nada. Temos de lutar com tudo para renovar o título, até porque no ano passado fomos campeões da Europa e tivemos uma dificuldade tremenda em ser campeões nacionais. Foi mesmo no limite, nos penáltis, contra o Sporting, num jogo muito emotivo, e com certeza que este ano a dificuldade vai ser igual ou maior", alertou Bruno Torres, treinador da equipa e simultaneamente jogador, num "grupo de malta nova".
"A ideia é que o Braga possa ter no futuro um leque de jogadores alargado e servir a seleção nacional, porque esse é também um objetivo".