Corpo do artigo
(Retificação - Os relatórios foram atribuídos a José Mourinho, mas o autor dos mesmos foi André Villas-Boas, que na altura integrava a equipa do "Special One")
O jornal Mirror publicou esta segunda-feira uma série de relatórios de José Mourinho na altura em que o português orientava o Chelsea. Entre os clubes analisados está o Barcelona, antes do jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto de Jesualdo Ferreira e o Manchester United, clube que o português acabaria por orientar.
Nesses relatórios, Mourinho analisou Ronaldinho e as palavras não foram simpáticas. "Muito pobre defensivamente. Explorar as fraquezas defensivas. Batoteiro, cai com facilidade", pode ler-se. Já sobre Puyol, Mourinho destacou o aspeto emocional. "Agressivo mas emotivo. Fica louco com o árbitro quando são marcadas faltas contra ele e provoca os outros. Defesa agressivo, usa o corpo para jogar em antecipação. Mau posicionamento e lidera mal a defesa", lê-se no relatório.
No que toca a Iniesta e Messi, as palavras de Mourinho foram apenas elogiosas. "Iniesta salta sempre do banco. Muito dinâmico. Grande raio de ação. Movimenta-se rápido e executa também. Jogador complicado", afirmou, antes de falar sobre o jovem argentino. "Exatamente os mesmos comportamentos de Ronaldinho. Encoraja a equipa a avançar ao conduzir a bola. Fantástico no um para um", pode ler-se.
Sobre o FC Porto de 2006/07, Mourinho chamou a atenção para alguns detalhes. "Normalmente regam o relvado antes do jogo e depois do aquecimento. Não hesita no contacto. Quaresma cai no um para um. Postiga cai na área. Atenção! Na primeira e segunda fase de construção, a equipa descai claramente na direita", entre outros detalhes.