Violência cancela jogo da Sul-Americana: feridos graves e mais de 300 detidos
Jogo entre o Independiente e o Universidad de Chile foi interrompido no arranque da segunda parte devido a arremesso de objetos entre adeptos, mas o pior estava para vir, acabando a partida abandonada devido a violência extrema nas bancadas
Corpo do artigo
O jogo da segunda mão dos oitavos de final da Taça Sul-Americana entre o Independiente e o Universidad de Chile (1-1), em Avellaneda, foi abandonado no início da segunda parte pela CONMEBOL devido a violência extrema entre adeptos, com a imprensa argentina a falar em mais de 300 detidos e pelo menos dez feridos, alguns com muita gravidade.
De acordo com o canal TyC Sports, tudo começou quando alguns adeptos chilenos, situados numa bancada superior do estádio, conseguiram roubar uma bandeira do Independiente. Seguiram-se arremessos de vários tipos de projéteis - pedras, pequenas bombas e pedaços partidos de louça sanitária - contra a bancada imediatamente abaixo da zona visitante, o que motivou uma interrupção do jogo e vários pedidos, desde o “speaker” do estádio aos próprios jogadores no campo, para que essas ações terminassem, sem sucesso.
Com a escassez de seguranças e a demora por parte da polícia local, que lidou ainda com confrontos no exterior do estádio, foi pedido aos adeptos chilenos para que abandonassem o recinto, mas alguns não cumpriram. Foi aí que escalou a violência, com uma secção da casa a ter invadido o setor visitante, muitos com barras de metal na mão, protagonizando agressões que causaram pelo menos dez feridos e deixaram vários inconscientes.
Num arrepiante vídeo que circula nas redes sociais, até se vê um adepto a cair daquela secção para fora do estádio e outros a fugirem em roupa interior enquanto são agredidos. Relatos não confirmados falam inclusive em vítimas mortais.