Red devils vão construir um novo estádio, maior e mais moderno, e as primeiras imagens do projeto foram divulgadas esta terça-feira
Corpo do artigo
O Manchester United anunciou, na manhã desta terça-feira, que vai construir um novo estádio, com capacidade para 100 mil espectadores (Old Trafford tem 74 mil lugares). A nova infraestrutura custará à volta de 2,4 mil milhões de euros.
Os red devils jogam em Old Trafford desde 1910 e a última renovação do recinto aconteceu em 2006.
"O dia de hoje marca o início de uma viagem incrivelmente emocionante para a construção daquele que será o maior estádio de futebol do mundo, no centro de um Old Trafford renovado. O nosso estádio atual serviu-nos brilhantemente durante os últimos 115 anos, mas ficou atrás dos melhores estádios do desporto mundial. Ao construir junto ao local existente, poderemos preservar a essência de Old Trafford, criando ao mesmo tempo um estádio verdadeiramente moderno que transforma a experiência dos adeptos, a poucos passos da nossa casa histórica. Igualmente importante é a oportunidade de o novo estádio ser o catalisador da renovação social e económica da zona de Old Trafford, criando emprego e investimento, não apenas durante a fase de construção, mas de forma duradoura quando a zona do estádio estiver concluída. O Governo identificou o investimento em infra-estruturas como uma prioridade estratégica, em especial no norte de Inglaterra, e estamos orgulhosos de apoiar essa missão com este projeto de importância nacional e local", afirmou Sir Jim Ratcliffe, proprietário do Manchester United.
Omar Berrada, diretor-executivo do Manchester United, também comentou: "O nosso objetivo a longo prazo enquanto clube é ter a melhor equipa de futebol do mundo a jogar no melhor estádio do mundo. Estamos gratos pelo trabalho de viabilidade efectuado pela Old Trafford Regeneration Task Force, que explorou as opções para o futuro de Old Trafford. Analisámos cuidadosamente as suas conclusões, juntamente com as opiniões de milhares de adeptos e residentes locais, e concluímos que um novo estádio é o caminho certo para o Manchester United e para a comunidade envolvente. Vamos agora dar início a novas consultas para garantir que os adeptos e os residentes continuam a ser ouvidos à medida que avançamos para as decisões finais."
"O Manchester United deve procurar sempre o melhor em tudo o que faz, dentro e fora do campo, e isso inclui o estádio onde jogamos. Old Trafford guarda muitas recordações especiais para mim pessoalmente, mas temos de ser corajosos e aproveitar esta oportunidade para construir uma nova casa, preparada para o futuro, onde se possa fazer nova história", disse Sir Alex Ferguson.
Os red devils acreditam que a construção do novo estádio, juntamente com os melhoramentos na zona envolvente, pode trazer 7,3 mil milhões de libras (cerca de 8,9 mil milhões de euros) por ano para a economia britânica, além da possibilidade da criação de 92.000 novos empregos, 17.000 novas casas e 1,8 milhões de visitantes por ano.
O líder do grupo de trabalho de renovação de Old Trafford, Sebastian Coe, que é também presidente da World Athletics e candidato à presidência do Comité Olímpico Internacional, considera que este “pode ser o maior e mais entusiasmante projeto de regeneração urbanística no Reino Unido desde os Jogos Olímpicos Londres'2012”.
O atual estádio da equipa treinada por Ruben Amorim, e que conta no plantel com Bruno Fernandes e Diogo Dalot, tem apresentado alguns problemas estruturais, como fugas de água na cobertura das bancadas.