Lágrimas e um discurso viral no momento da descida: "Há pessoas f... no hospital"
Unai Bustinza, central do Leganés, falou após o empate com o Real Madrid, que confirmou a descida de divisão.
Corpo do artigo
Quatro anos depois, o Leganés não conseguiu evitar a descida à II Liga espanhola. O empate (2-2) registado no domingo frente ao Real Madrid, na derradeira jornada do campeonato, foi insuficiente para evitar a despromoção da equipa dos arredores da capital do país vizinho e, após o apito final, foi o central Unai Bustinza quem "deu a cara" pela equipa.
O discurso do jogador não demorou a alcançar proporções virais, face às lágrimas que verteu e à mensagem transmitida.
"Fomos até ao fim. Era um jogo muito difícil, contra uma equipa sobre a qual não precisamos de dizer nada, venceram La Liga. Que sirva como exemplo... Estamos num momento f..., todos nós. Há pessoas que está f... no hospital. Mantivemo-nos vivos até ao fim, lutámos, nunca baixámos a cabeça, é um orgulho ter lutado assim. Se o futebol pode servir de algo nestes momentos f..., que seja como lição, de que ninguém se pode render e que continue a lutar até ao fim", começou por referir Bustinza, ainda no relvado.
"Os responsáveis fomos nós. Claro que ocorreram todas as situações extradesportivas, mas os responsáveis fomos nós. O ano foi custoso, mesmo para lá da situação do confinamento. Não tivemos a sorte que podíamos ter tido, perdemos jogadores importantes... É o consolo dos tolos, mas chegámos vivos ao final. Agora temos que tirar esta cara de tristeza e preparar o próximo ano, como outros já fizeram. É assim", rematou o defesa do Leganés.