O JOGO foi conhecer o sucessor do 208 R2, um dos carros de ralis mais vendidos do mundo. Vale a pena espreitar.
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Apresentado aos jornalistas de todo o mundo na zona de Celorico de Basto, o Peugeot 208 Rally 4 é uma viatura totalmente nova, desenvolvida pelos técnicos e engenheiros da marca francesa desde o início do verão de 2018 e aproveitando as evoluções técnicas e estéticas do novo modelo de série.
O novo 208 Rally 4 quer tornar-se um digno herdeiro do 208 R2, modelo que, com mais de 450 exemplares vendidos, é o best-seller entre as viaturas da categoria de 2 rodas motrizes e o carro de ralis mais popular de sempre do departamento de competição da Peugeot.
O carro tem um novo motor de 3 cilindros turbo comprimido, de 1,2 litros, usando a mais recente tecnologia PureTech. A base é um motor de série com desempenho particularmente elevado e adaptado para a competição, desenvolvendo 208 cavalos ao ter um turbo de maiores dimensões, uma gestão eletrónica de competição da Magneti Marelli e uma caixa de velocidades SADEV.
O programa de homologação do novo carro vai prolongar-se até ao final do primeiro trimestre de 2020, mas as pré-encomendas serão abertas no início de janeiro de 2020, com o modelo a ser proposto por 66 000 euros (antes de impostos) e a ser utilizado pelos concorrentes da próxima edição da Peugeot Rally Cup Ibérica.
FICHA TÉCNICA
CHASSIS
Estrutura: Coque de origem Peugeot 208, reforçada com um arco de proteção multiponto soldado
Carroçaria: Aço e plástico
MOTOR
Tipo: EB2 Turbo
Diâmetro x Curso: 75 x 90,48 mm
Cilindrada: 1199 cm3
Potência máxima: 208 cv às 5450 rpm
Binário máximo: 290 Nm às 3000 rpm
Potência por litro: 175 cv/l
Distribuição: Dupla árvore de cames à cabeça acionada por um eixo, 4 válvulas por cilindro
Alimentação: Injeção direta pilotada por caixa Magnetti Marelli
TRANSMISSÃO
Tipo: Tração às rodas da frente
Embraiagem: Duplo disco de cerâmica / metálico, com diâmetro de 183 mm
Caixa de velocidades: Sequencial SADEV de 5 velocidades
Diferenciais: Mecânico com autoblocante
TRAVÕES
À frente: Discos ventilados de 330 mm (asfalto) e 290 (terra); pinças de 3 pistões
Atrás: Discos de 290 mm; pinças de 2 pistões
Travão de mão: De comando hidráulico
SUSPENSÕES
Tipo: McPherson
Amortecedores: Ohlins reguláveis de 3 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente)
RODAS
Jantes /Pneus: Speedline 7x17 / 19/63-17 e Speedline 6x15 / 16/64-15
DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES
Comprimento: 4052 mm
Largura: 1738 mm
Altura: 2553 mm
Depósito de combustível: 60 litros
Pesos: 1080 km (mínimo) / 1240 kg (incluindo pilotos)