Europeu de voleibol: campeã Sérvia vence Grécia em negra no grupo de Portugal

Europeu de voleibol: campeã Sérvia vence Grécia em negra no grupo de Portugal
Redação com Lusa

Tópicos

Portugal ainda está na luta por duas das vagas de acesso aos oitavos de final da prova.

A campeã em título Sérvia venceu esta terça-feira por 3-2 a Grécia, no seu último jogo no grupo A do Europeu'2021 de voleibol, que conta com Portugal, a decorrer até quarta-feira em Cracóvia, na Polónia.

A Sérvia venceu pelos parciais de 25-23, 22-25, 25-16, 28-30 e 15-5, e ascendeu, à condição, à liderança do grupo, com mais um jogo do que a anfitriã Polónia, sendo que ambas as seleções já asseguraram a passagem aos oitavos de final da prova.

A Grécia, que deu uma boa réplica mas que continua sem vencer, e encerra a participação frente a Portugal, recuperou no primeiro set de uma desvantagem de seis pontos (18-12), mas foi incapaz de contrariar a Sérvia na parte final (25-23).

No segundo parcial, após equilíbrio inicial (7-8), a seleção grega assumiu o comando do marcador com uma vantagem média de quatro pontos (16-12 e 21-17), que geriu e manteve, praticamente inalterável, até fechar aos 25-22, empatando a 1-1.

O terceiro parcial pertenceu inteiramente à seleção campeã europeia, mais eficaz nas ações de serviço e ataque, que, mesmo sem alguns dos seus habituais titulares, venceu por 25-16, voltando à liderança do jogo (2-1).

A Grécia, com Athanasios Protopsaltis de "mão quente", dado que marcou nove pontos, venceu o quarto parcial, por 30-28, e arrastou a decisão da partida para a negra, que a Sérvia venceu, sem oposição, por 15-5, fechando o jogo em 3-2.

A Sérvia assumiu a liderança do grupo, com 12 pontos, mais um do que a bicampeã mundial e anfitriã Polónia, segunda, com 11, que na quarta-feira encerra a sua participação frente à Ucrânia, que ainda hoje defronta a Bélgica.

A seleção belga encerra esta terça-feira a sua participação na fase de grupos frente à Ucrânia, que também soma quatro pontos, mais um do que Portugal, atual quinto classificado, com três, com mais um do que a Grécia, sexta posicionada, com dois.

Ucrânia, Bélgica, Portugal e Grécia estão ainda na luta por duas das vagas de acesso aos oitavos de final do Europeu'2021.

A fase final do Europeu'2021, que principiou a 1 de setembro e termina a 19, decorre repartida por quatro países - Polónia (grupo A), Republica Checa (B), Finlândia (C) e Estónia (D) - e envolve a participação de 24 seleções.