Tóquio´2020: seleção belga de basquetebol 3x3 suspeita de fraude para aceder aos Jogos

Tóquio´2020: seleção belga de basquetebol 3x3 suspeita de fraude para aceder aos Jogos
Redação com Lusa

Tópicos

Polémica a envolver a quarta classificado dos Jogos Olímpicos

Várias associações belgas de basquetebol solicitaram hoje uma investigação à Unidade de Fraude Desportiva da polícia federal para determinar se a equipa de basquetebol 3x3 do país se inscreveu em torneios inexistentes para se qualificar para os Jogos Olímpicos.

A equipa de basquetebol 3x3 belga, que alcançou o quarto lugar em Tóquio´2020, ter-se-á inscrito em até 27 torneios fictícios, entre agosto e outubro de 2019, para obter a pontuação necessária no "ranking" da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) para se apurar para as eliminatórias que davam acesso aos Jogos Olímpicos.

"Várias associações belgas de basquetebol a nível nacional e regional reuniram as informações de que dispõem e transferiram-nas para a polícia federal para que este assunto seja investigado em profundidade pela Unidade de Fraude Desportiva", revelou a Federação belga de basquetebol através de um comunicado.

Ainda segundo esta, as informações disponíveis neste momento não são suficientes para suspender os jogadores que representaram a Bélgica nos Jogos Olímpicos, e que vão disputar neste fim de semana o Campeonato da Europa de basquetebol 3x3, em Paris.