João Sousa numa roda viva nas próximas semanas: eis o calendário do vimaranense

João Sousa numa roda viva nas próximas semanas: eis o calendário do vimaranense
Manuel Perez

Tópicos

Na quinta-feira, João Sousa joga segundo torneio FPT e depois embarca para a aventura internacional. Treinos em Barcelona, estágio em Cannes e exibição em Alicante, antes do assalto a seis supertorneios

A noite da última sexta-feira para sábado foi uma boa "conselheira" para João Sousa. Horas antes, acabara surpreendentemente eliminado no primeiro torneio do Circuito FPT, em Vale do Lobo, e a longa troca de impressões com o treinador Frederico Marques serviu para assentar ideias e perceber como irá encarar as semanas que antecedem o regresso, não só ao ATP Tour, mas também ao Grand Slam.

Antes da interrupção, em março, provocada pela pandemia, o 66.º mundial disputou seis encontros e venceu apenas o último (Taça Davis, na Lituânia), saindo em jejum de Auckland, Open da Austrália, Montpellier, Roterdão e Dubai. Tal verificou-se na fase em que a maior das preocupações se centrava na total recuperação da fratura num osso do pé esquerdo, sofrida antes do final da anterior temporada, sendo essa a lesão mais grave da carreira profissional iniciada em 2008.

Consciente da importância de uma mente sã num corpo são, sofreu rude golpe na confiança, em fase de retoma interna, com a derrota no Algarve ante Nuno Borges. Sousa não conseguiu apresentar a dinâmica/intensidade que caracteriza o seu jogo, acabando por não reunir o conjunto de forças que levam ao desenvolvimento das suas capacidades, quer sejam técnicas, táticas ou psicológicas.

Despediu-se destroçado de Vale do Lobo, mas decidiu jogar esta semana o segundo torneio FPT, no Lisboa RC. João Sousa, de 31 anos, terá uma segunda oportunidade de autoavaliação, estando o recomeço a ser pensado e preparado ao pormenor. Prova disso é a chamada do fisioterapeuta Carlos Costa para o acompanhar esta semana, algo que voltará a suceder quando nos Estados Unidos iniciar a ambicionada retoma do circuito profissional. Antes, terá a oportunidade de voltar aos treinos específicos, em Barcelona e em Cannes -tendo a companhia do russo Daniil Medvevdev (5.º) no sul de França - e disputando no final de julho o torneio de exibição da academia de Juan Carlos Ferrero, em Alicante.

Calendário de João Sousa

2 a 5 julho 2.º Torneio Circuito FPT (Lisboa RC)

7 a 19 julho Barcelona (Treinos na Academia BTT)

20 a 27 julho Cannes (Estágio na Elite Tennis Academy)*

29 julho a 2 agosto Torneio 25 anos JC Ferrero Equelite (Alicante)

10 ou 11 agosto Viagem para os Estados Unidos

14 a 21 agosto ATP500 Washington

22 a 28 agosto Masters Cincinnati (Nova Iorque)

31 agosto a 13 setembro US Open (Nova Iorque)

8 a 13 setembro ATP250 Kitzbuhel**

13 a 20 setembro Masters Madrid

20 a 27 setembro Masters Roma

27 setembro a 11 outubro Roland Garros

*Ainda por confirmar

**Se perder cedo na primeira semana do US Open