Polémica volta a aquecer com caricatura de Serena Williams: "Repugnante a vários níveis"

Polémica volta a aquecer com caricatura de Serena Williams: "Repugnante a vários níveis"

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Confronto entre a tenista norte-americana e o árbitro Carlos Ramos continua na ordem do dia.

A polémica que começou na final feminina do US Open, com Serena Williams e Carlos Ramos como protagonistas, não dá sinais de abrandar.

Desta vez é um cartoon, da autoria do australiano Mark Knight, que se encontra no centro da discussão. A imagem, publicada no jornal The Herald Sun, foi duramente criticada por J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. "Parabéns por reduzires uma das maiores desportistas dos nossos tempos a uma imagem sexista e racista, e também por tornares uma outra grande desportista num acessório sem cara", escreveu a autora.

Quem também criticou a caricatura do australiano foi o jornal Washington Post, que apelidou a imagem de "ofensiva", a par da Associação Nacional dos Jornalistas Negros. "Caricatura repugnante a vários níveis", pode ler-se.

O autor em questão já recorreu ao Twitter para se defender das acusações, partilhando uma outra caricatura da sua autoria, mas com Kyrgos como protagonista, de forma a mostrar que não se trata de sexismo ou racismo. "Aqui está um cartoon que eu desenhei há uns dias quando o tenista Kyrgos se portou mal no US Open. Não façam disto uma questão sobre género quando tem tudo a ver com mau comportamento", atirou.