Veja o vídeo do fabuloso salto de Baumgartner

Veja o vídeo do fabuloso salto de Baumgartner

O austríaco Felix Baumgartner saltou em queda livre a cerca de 39 quilómetros da terra. O recorde era de 31,3 quilómetros.

O austríaco Felix Baumgartner, de 43 anos, concretizou com êxito este domingo um salto em queda livre a cerca de 39 quilómetros da terra, batendo o recorde que estava fixado desde 1960 por Joseph William Kittinger, piloto da força aérea americana, que saltou desde os 31,3 quilómetros, em 4m36s até à abertura do paraquedas, a 16 de agosto de 1960.

As informações disponíveis apontam para uma descida num tempo de 4m19s (apenas a queda livre) e é expectável que tenha batido a velocidade do som, o que equivale a mais de 1100 km/h, até aterrar em segurança no Novo México.

Kittinger, no maior salto antes deste, atingiu os 988 km/h.

O atleta austríaco estava há cinco anos a preparar esta missão, batendo agora três recordes: é o primeiro homem a superar a velocidade do som, protagonizou a maior queda de sempre em altitude com paraquedas e esteve no ponto mais afastado da Terra. Tudo sem ajuda mecânica.

Para efetuar este salto, Félix Baumgartner elevou-se numa cápsula pressurizada suspensa num gigante balão insuflado com hélio, demorando mais de duas horas até ultrapassar os 38 mil metros de altitude