Telma Santos nas meias-finais

A portuguesa apurou-se para as meias-finais do Open do Botswana de badminton, que se está a disputar até domingo em Gaborone, no estádio Lobatse.

Este sábado de manhã, Telma Santos bateu nos oitavos de final a sul-africana Muchelle Butler-Emmet por 2-0, com os parciais de 21-8 e 21-7, após o que superou, nos quartos de final, Yeldie Louison, das Ilhas Maurícias, por 21-4 e 21-6.

No domingo, Telma vai reencontrar-se com a nigeriana Grace Gabriel, primeira cabeça de série (a portuguesa é a quarta), numa repetição da partida das meias-finais do recente Open de Marrocos, que a portuguesa ganhou.

Antes, as duas atletas já se tinham encontrado nos Internacionais do Uganda de 2012, uma partida igualmente ganha pela atleta olímpica portuguesa.

No seu primeiro jogo em Gaborone, neste torneio da International Series com 5.000 dólares de prémio, Telma Santos batera a zambiana Olga Siamupangila.

Após a vitória em Marrocos, o segundo torneio ganho na época, depois do Open de Israel, Telma Santos esteve parada cerca de duas semanas, para recuperar de uma lesão no joelho, aparecendo no Botswana de novo em boa forma. No próximo fim-de-semana, jogará na África do Sul, procurando pontos para o seu "ranking" internacional.

No "ranking" publicado na quinta-feira, Telma Santos ocupa o lugar 181, podendo subir um pouco mais caso some os 2.500 pontos atribuídos aos vencedores do torneio.

Sónia Gonçalves também competiu em Gaborone e terminou a sua prestação nos "oitavos", com uma derrota ante a sérvia Sandra Halilovic, por 2-0 (21-14 e 25-23).