Râguebi: Portugal tenta dar na Alemanha o penúltimo passo rumo ao Mundial

 foto Martim Aguiar

A seleção de râguebi defronta no sábado a Alemanha, no play-off europeu para o Mundial de 2019

"Sabemos que não somos favoritos, os alemães estão no grupo de cima [do campeonato europeu], têm uma equipa semiprofissional, mas nós estamos com uma equipa forte, cheios de vontade e cheios de ambição de fazer um bom jogo lá fora", disse o selecionador português, Martim Aguiar.

Caso ultrapasse a Alemanha, numa eliminatória a apenas uma mão, a disputar em Heidelberg, Portugal vai defrontar Samoa no derradeiro play-off.

"[Estar no Mundial] É um sonho ainda muito longínquo, ainda temos depois um longo caminho a percorrer, sabemos bem o que temos de passar. Agora é sempre bom estarmos o maior dentro possível dentro deste sonho, desta ambição. Era ótimo para o râguebi português", referiu.

O adversário inicial de Portugal era a Espanha, mas o conjunto espanhol acabou por ser penalizado por ter utilizado jogadores irregularmente.

"Eram dificuldades diferentes, daí a ser beneficiado [pela desclassificação da Espanha]... Há leis, há regulamentos, não foram cumpridos por algumas seleções, não foi só a Espanha. Mas agora estamos concentrados na Alemanha. Se fomos beneficiados ou não, não tem muito interesse. Tem interesse prepararmo-nos bem, sabendo que a Alemanha é o adversário", garantiu.

Nos últimos tempos, o râguebi português foi afetado por polémica, depois das cenas de violência na meia-final do campeonato entre Agronomia e Direito, com as duas equipas a serem punidas com a descida de divisão.

"Afeta sempre um bocado, como é óbvio, mas os jogadores nisso foram mais uma vez exímios e tentaram passar esse problema para trás das costas. Agora estamos concentrados em Portugal e na nossa seleção, deixando os clubes um pouco à porta", assegurou.

A eliminação da Alemanha seria "um bom motivo" para o râguebi português ser falado.

"Era ótimo, portanto, sabemos bem da importância que este jogo tem até por isso", concluiu.

Portugal apenas esteve num Mundial de râguebi, em 2007, em França.