Equipa de basquetebol do Congo desaparece dos Jogos da Francofonia

Equipa de basquetebol do Congo desaparece dos Jogos da Francofonia

Delegação do país africano considera, em Nice, na França, que "os agentes desportivos dos atletas estão a agir como bando organizado".

Dez atletas da República Democrática do Congo que se encontravam em Nice, na França, para participar nos Jogos da Francofonia desapareceram no domingo, disse à agência France Presse um responsável da delegação congolesa.

Trata-se de sete basquetebolistas, dois ciclistas e um futebolista da RD Congo que iriam participar nos jogos até ao próximo dia 15 de setembro.

"Estamos inconsoláveis porque a nossa equipa de basquetebol estava qualificada para os quartos-de-final destes Jogos", indicou à AFP Barthélémy Okito Oleka, chefe da delegação e secretário-geral dos Desportos e Lazer da RD Congo.

Oleka explicou que os atletas desapareceram depois de terem recebido os prémios de representação.

"Todos [os sete basquetebolistas] desapareceram, bem como os dois melhores ciclistas do país e um futebolista, depois de receberem os seus prémios" de mil euros, disse. Esta quantia é entregue a cada um dos elementos da delegação para despesas pessoais durante os Jogos, cuja organização - francesa - assegura o transporte, alojamento e alimentação.

O mesmo responsável acrescentou que os passaportes destes "atletas desertores" ficarão na posse dos seus treinadores, uma vez que a delegação congolesa considera que os "agentes desportivos dos atletas estão a agir como bando organizado".

Mais de 50 nações, entre francófonas e algumas convidadas, como Cabo Verde, participam nestes Jogos, que incluem competições desportivas e provas culturais.