Portuguesas conquistam primeiro torneio do circuito mundial de padel como dupla

Portuguesas conquistam primeiro torneio do circuito mundial de padel como dupla
Redação com Lusa

As representantes lusas precisaram de três sets para vencer, com os parciais de 6-3, 6-7 (8-10) e 6-3.

As jogadoras portuguesas Ana Catarina Nogueira e Sofia Araújo conquistaram este domingo o primeiro título do World Padel Tour (WPT) como dupla, ao vencerem o Challenger de Albacete, em Espanha, frente às espanholas Carmen Goenaga e Bea Caldera.

Depois de assegurarem a primeira final do WPT a jogarem juntas, as representantes lusas precisaram de três sets, com os parciais de 6-3, 6-7 (8-10) e 6-3, para levarem de vencida as adversárias, também estreantes em finais no circuito mundial, ao cabo de duas horas e meia de encontro.

O desafio arrancou com "breaks" de ambas as partes, mas Araújo, 24.ª classificada no 'ranking' do WPT, e Nogueira, 29.ª, conseguiram uma quebra de serviço providencial no oitavo jogo e confirmaram logo de seguida o triunfo no "set" inaugural.

Apesar de terem beneficiado de dois "match points" na segunda partida, a lisboeta e a portuense não foram capazes de concretizar nenhuma das duas oportunidades e acabaram por ser obrigadas a um derradeiro parcial.

Na hora de todas as decisões, a dupla nacional chegou rapidamente a uma vantagem de 4-1 e, mesmo tendo permitido a recuperação de Carmen Goenaga e Bea Caldera (3-4), fizeram o "break" novamente no oitavo jogo antes de Ana Catarina Nogueira servir para a conquista do título, numa final decidida nos detalhes.

Com menos erros não forçados e graças ao jogo possante de Sofia Araújo e a experiência de Ana Catarina Nogueira, vencedora do Madrid Masters, em 2019, e do Challenger de Arroyo de la Encomienda, em 2018, as duas fizeram hoje história no Challenger de Albacete, ao tornarem-se na primeira dupla 100% portuguesa a conquistar um troféu no WPT.