Nelson Évora recebe Prémio Carreira pelos préstimos ao desporto português

Nelson Évora recebe Prémio Carreira pelos préstimos ao desporto português
Redação com Lusa

Atleta de triplo salto do Barcelona, que representou FC Porto, Benfica e Sporting, sagrou-se campeão mundial (2007) e olímpico (2008). Distinção foi entregue em conferência sobre Ética no Desporto

O atleta português Nelson Évora foi, esta quinta-feira, distinguido com o Prémio Carreira pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) e pelo Clube de Natação de Lisboa (CNL) pelos serviços prestados ao desporto português.

À margem da conferência sobre Ética no Desporto, promovida pela UNL e pelo CNL, em Lisboa, Carlos Gonçalves, presidente do CNL, destacou as conquistas do atleta com a camisola de Portugal, lamentando o facto de estar a treinar fora de Portugal, em Barcelona.

Campeão do mundo do triplo salto em 2007 e campeão olímpico em 2008, Nelson Évora agradeceu a distinção e sobre o tema da conferência afirmou que a ética é um dos segredos da sua longevidade.

"Este prémio é um mimo que me deixa muito satisfeito e a verdade é que esta questão da ética no desporto sempre foi um ponto central na minha formação. Felizmente tive uma boa educação neste campo e foram-me passados os melhores valores. A minha longevidade deve-se também a isso e permite-me continuar a ter prazer naquilo que faço", disse o atleta português do Barcelona.

Sobre a participação nos próximos Jogos Olímpicos, marcados para o verão, na cidade de Tóquio, Nelson Évora evidenciou ter consciência de que os portugueses esperam muito dele e assegurou estar em ótima forma.

"Tenho comigo uma equipa de trabalho muito profissional, que me apoia e acompanha em tudo, e trago comigo o sentimento de representar a nação. Isso dá-me conforto e muita garra. Estarei no meu melhor e mais forte", garantiu o atleta.

Campeão do mundo em 2007, em Osaka (Japão), com o recorde pessoal de 17,74 metros, o saltador vestiu também as camisolas do FC Porto, entre 2002 e 2004, do Benfica, entre 2004 e 2016, e do Sporting, entre 2016 e 2020, estando agora em Espanha, país onde já treina desde 2016.