Não se pode ir à água, mas pode-se velejar

Não se pode ir à água, mas pode-se velejar

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Marta Fernandes

Federação Portuguesa de Vela junta-se a projeto criado por cinco amantes da modalidade, que tem crescido exponencialmente

Uma iniciativa que começou apenas como uma forma de mera distração para ocupar os dias de um grupo de velejadores e amigos para cumprirem a ordem das autoridades de saúde para ficarem em casa tornou-se num Campeonato a sério e agora já conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela.

Na primeira edição das "J Boats Portugal VR Series" a 17 de março, a prova que é disputada online numa app denominada "Virtual Regata", em embarcações J70, criada por pessoas certificadas, contou com 30 participantes.

No passado fim de semana, o número de participantes já chegou aos 160 e desde daí, a FPV decidiu juntar-se ao evento evocando que "num período difícil para todos, onde o isolamento é a chave para a proteção individual e coletiva contra o COVID-19, é fundamental mantermos vivas as nossas paixões". Esta segunda edição já contou com prémios para os três primeiros classificados e apoio de diversas marcas e empresas, mesmo sabendo-se que a maior parte deles só poderão ser entregues mais tarde.

As finais têm tido live stream pela eSailing TV, que transmite e comenta e que até já revelou aos organizadores que Portugal é o país que tem mais participantes em toda a Europa, sendo que nos restantes não costuma haver mais de 50 participantes.

As inscrições são gratuitas e há desde velejadores olímpicos, a atletas de vela adaptada, aprendizes e até amadores, sendo que as regatas acabam por ter uma componente didática, quer pela forma como se conseguem observar as embarcações, quer porque as regras são reais e também há penalizações.

O que é certo é que a ideia pensada e concebida por várias pessoas de Lagos, Vilamoura, Cascais, Lisboa e Figueira da Foz está a dar frutos, até porque a terceira edição, que será disputada no próximo fim de semana, já tem mais de 200 inscrições.