"Não me lembrava de que tinha filhos, foi um susto de morte"
Joe Marler, avançado dos Harlequins, campeões ingleses de râguebi em 2020/21, é mais um a relatar consequências nefastas de pancadas na cabeça.
Poucos dias depois de Ryan Jones, antigo capitão da seleção do País de Gales, de 41 anos, ter revelado que lhe fora diagnosticada uma forma de demência causada pelas repetidas pancadas na cabeça, agora surgiu um novo e preocupante testemunho oriundo de um outro jogador de râguebi.
Joe Marler, também ele internacional mas pela Inglaterra, contou que pouco depois de ter sofrido uma pancada na cabeça durante um jogo "não se lembrava de que tinha filhos". O jogador de primeira linha, de 32 anos, dos Harlequins revelou que aquele incidente "foi um susto de morte", mas que mesmo assim continua a "enterrar a cabeça na areia" em relação aos receios com as concussões.
Os possíveis efeitos a médio e longo prazo nos desportistas sujeitos a repetidas pancadas na cabeça é algo que começou por ser polémico e depois aceite no futebol americano (ficou provada a relação entre essas mesmas pancadas e várias formas de doenças cerebrais, com a liga a destinar verbas aos ex-jogadores afetados), mas que tardou a chegar à Europa. O futebol tem demonstrado alguma preocupação, atráves da FIFA e federações nacionais, tendo algumas delas chegado a proibir as cabeçadas na bola nos escalões de formação mais jovens, mas é no râguebi que o assunto mais tem sido debatido, até pela frequência e violência dos embates com a cabeça.
Voltando a Marler e ao relato ontem publicado, lembrou que o incidente em questão se deu há alguns anos, tendo ficado inconsciente ao tentar um "tackle" e só acordando no gabinete do fisioterapeuta. Então, o roupeiro dos Harlequins perguntou-lhe se a mulher tinha trazido os filhos ao estádio e Marler confessou não saber do que estava a falar. "Ele perguntou "E os miúdos?", e eu respondi-lhe "desculpa?". Aí fiz uma pausa e fui-me abaixo... Não me lembrava de que tinha filhos, foi um susto de morte".
O inglês aceita que "as concussões fazem parte do râguebi ("É um desporto de contacto"), referindo que as recordações voltaram. "Desde então, limito-me a ignorar e enterro a cabeça na areia. Mas quanto mais se fala e quanto mais evidente se torna na modalidade, mais rapazes estão a ser diagnosticados com isto", acrescentou Joe Marler, cuja mulher, Daisy, se enfureceu com ele na época passada, após mais uma concussão sofrida pelo jogador, por este se recusar seguir os protocolos definidos para esses casos. "Ela disse: "Não, não aguento mais isto. Se sofreres uma pancada na cabeça, segues os protocolos e dizes a alguém, porque isto já não é apenas sobre ti"", contou Marler, numa óbvia referência aos filhos.