O mítico jogador de xadrez russo Garry Kasparov diz que os bombardeamentos à Ucrânia já se previam dado o comportamento de Putin no passado.
Garry Kasparov, figura mundial do xadrez, tem estado muito ativo nas redes sociais e agora comparou Vladimir Putin a um escorpião, aludindo a um fábula persa.
"O melhor vidente do comportamento futuro é o comportamento passado. Os bombardeamentos de Putin a civis na Ucrânia eram inevitáveis. Tentar explicar isto como um mistério é como tentar explicar por que é que o escorpião pica o sapo na velha fábula persa. É a sua natureza", escreveu o russo, no Twitter.
Esta fábula persa conta a história de um escorpião que pede a um sapo que o transporte num rio. O sapo diz ter medo de ser picado pelo escorpião durante a viagem, mas este argumenta que se picar o sapo, ambos morreriam na travessia do rio. O sapo concorda, então, em transportar o escorpião, mas a meio da viagem, é picado. O sapo pergunta o porquê de ter feito aquilo e o escorpião responde, dizendo que é algo que está na sua natureza e que nada poderia ter feito para mudar o destino.