IPDJ valida cerca de 200 projetos para reabilitar instalações desportivas

IPDJ valida cerca de 200 projetos para reabilitar instalações desportivas
Redação com Lusa

Tópicos

Programa destinado à melhoria da eficiência energética, substituição de elementos construtivos nocivos e renovação de pisos recebeu quase 500 candidaturas.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) validou cerca de 200 projetos para reabilitação de instalações desportivas, na edição extra do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID2021+), de três milhões de euros, anunciou, este sábado, o Governo.

Das quase 500 candidaturas a este programa, os projetos selecionados foram "maioritariamente centrados nas melhorias de eficiência energética das instalações substituição de elementos construtivos que contenham poeiras ou fibras de amianto, e renovação de pavimentos desportivos", especificou em comunicado o Ministério da Educação.

Com este reforço orçamental, o total do apoio dos dois programas (PRID e PRID+) para 2021 é de cerca de cinco milhões de euros, num valor total de obra de cerca de 13 milhões de euros.

"Este reforço do PRID2021+ decorre da aprovação, em Conselho de Ministros, do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, dirigido aos clubes desportivos constituídos como associações sem fins lucrativos, num montante de 35 milhões de euros (que se somam aos 30 milhões de euros para federações com estatuto de utilidade pública desportiva, num total que ascende a 65 milhões de euros)", assinalou o executivo.

Desde o início do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), em 2017, já foram apoiados perto de 600 clubes, num apoio global do IPDJ de cerca de 12 milhões de euros, o que representa um investimento global de mais de 32 milhões de euros.

O PRID é uma iniciativa direcionada a clubes e associações desportivas de Portugal continental, com o objetivo de promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista melhorar as condições de prática desportiva.