João Paulo Rebelo: "A presença de uma delegação portuguesa nos Jogos Gay honra o país"

João Paulo Rebelo: "A presença de uma delegação portuguesa nos Jogos Gay honra o país"

O secretário de Estado do Desporto e Juventude sublinhou o caráter inclusivo da competição que decorre em Paris e lamentou os "episódios de discriminação" que ainda acontecem "nas camadas jovens" em Portugal

João Paulo Rebelo, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, considerou que eventos como os Jogos Gay, que decorrem em Paris, "são inclusivos" e contribuem para a uma sociedade "sem constrangimentos e discriminação"

"Os Jogos Gay são um evento muito inclusivo. Queremos o desporto absolutamente inclusivo, se constrangimentos e discriminação", disse João Paulo Rebelo, acrescentado: "A visibilidade deste evento garante um avanço para o país".

O governante, que na terça-feira esteve em Paris a assistir à competição, que conta com atletas lusos, admitiu que em Portugal "ainda acontecem episódios de discriminação no desporto escolar, particularmente nas camadas mais jovens".

Portugal está, pela primeira vez, representado de forma organizada nos Jogos Gay, que decorrem até sábado, em Paris, e juntam cerca de 10.000 atletas de mais de 90 países.

"A presença de uma delegação portuguesa não só honra o país, com também ajuda internamente a lutar contra a discriminação e preconceito", afirmou João Paulo Rebelo, destacando o papel da Boys Just Wanna Have Fun, associação que enquadra a participação portuguesa em Paris.

João Paulo Rebelo explicou que a primeira participação organizada portuguesa foi o grande motivo para a sua presença em Paris, onde, disse "os atletas portugueses já conquistaram seis medalhas".

A comitiva portuguesa conta com 35 atletas que competem em atletismo, futebol, natação, voleibol, ténis, dancesport e artes marciais.

Criados em 1982, numa altura em que a homossexualidade era ainda sinónimo de marginalização, os Jogos Games, que se realizam de quatro em quatro ano, são um símbolo de luta contra todos os tipos de discriminação.