Gabriel Medina com triunfo inédito no Meo Rip Curl Pro Portugal

Gabriel Medina com triunfo inédito no Meo Rip Curl Pro Portugal

Primeira vitória do brasileiro em Peniche, vingando-se de Julian Wilson que vencera em 2012. A luta pelo título segue para o Havai e está ao rubro

Pela primeira vez na carreira, o surfista Gabriel Medina, de 23 anos, conquistou esta quarta-feira o Meo Rip Curl Pro Portugal, que terminou na Praia de Supertubos, em Peniche.

Está a ser um grande final de ano para o brasileiro, que vinha da vitória no Quiksilver Pro France e vai estar na última até à derradeira etapa, o Billabong Pipe Masters, entre 8 e 20 de dezembro.

Reeditando a final de 2012 na etapa portuguesa e a final recente do Billabong Pro Taiti, Medina "vingou-se" do australiano Julian Wilson (13,26 contra 10,94), numa bateria de 35 minutos.

Com este resultado, Medina deve ascender ao segundo lugar do ranking mundial, continuando a liderança a pertencer ao havaiano e campeão em título John John Florence, afastado nos quartos de final. Além deles, Wilson e o sul-africano Jordy Smith ainda têm hipóteses matemáticas de serem campeões.

De referir que o português Frederico Morais terminou a prova em nono lugar, tornando difícil a tarefa de entrar no top-10. No entanto, Kikas continua a liderar a corrida pela distinção de "Rookie do Ano".

Foi a nona vez consecutiva que Peniche acolheu a elite mundial do surf, estando a edição de 2018 já assegurada, ainda que o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado.

Histórico de vencedores

2009 Mick Fanning

2010 Kelly Slater

2011 Adriano de Souza

2012 Julian Wilson

2013 Kai Otton

2014 Mick Fanning

2015 Filipe Toledo

2016 John John Florence

2017 Gabriel Medina