Coreia do Norte quer discutir envio de banda de música aos Jogos Olímpicos de Inverno

Coreia do Norte quer discutir envio de banda de música aos Jogos Olímpicos de Inverno

Coreia do Norte propôs à Coreia do Sul a realização de um novo encontro na segunda-feira.

A Coreia do Norte propôs à Coreia do Sul a realização de um novo encontro na segunda-feira para discutir a intenção de enviar uma banda de música no âmbito dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang no próximo mês. Pyongyang propôs que a reunião se realize em Panmungak, do lado norte-coreano da fronteira militarizada entre as duas Coreias, para a qual pretende enviar quatro artistas como representantes, incluindo um maestro, informou hoje o Ministério da Unificação, da Coreia do Sul, em comunicado divulgado pela agência de notícias Yonhap. O regime norte-coreano acrescentou que posteriormente proporá datas para as reuniões sobre a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul. O Governo de Seul disse que enviará uma resposta à proposta de Pyongyang depois de a estudar.

A sugestão de Pyongyang acontece um dia depois de Seul ter proposto uma reunião de alto nível para discutir a participação, na competição olímpica, dos atletas norte-coreanos. Numa reunião entre o norte e o sul realizada na terça-feira, a primeira em mais de dois anos, Pyongyang disse que enviaria uma delegação do Governo aos jogos de PyeongChang, além de apoiantes, grupos artísticos e atletas, embora não especificasse se eles competiriam.

Na sexta-feira a Coreia do Sul anunciou também ter proposto à Coreia do Norte que as duas delegações desfilem juntas na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang2018, que a Coreia do Sul organiza de 09 a 25 de fevereiro.