Guilherme Fonseca termina em quarto nos Jogos Mundiais de surf

Guilherme Fonseca termina em quarto nos Jogos Mundiais de surf
Redação com Lusa

A surfista cascalense abandonou a competição feminina, devido a lesão, depois de ter assegurado a presença na sexta ronda do quadro principal, a última antes da final, frente à norte-americana Kirra Pinkerton, à francesa Pauline Ado e à peruana Daniella Rosas

O português Guilherme Fonseca terminou este sábado em quarto nos Jogos Mundiais de Associação Internacional de Surf (ISA), após ter chegado à final da competição disputada em Huntington Beach, nos Estados Unidos.

O surfista de Peniche, de 25 anos, assegurou a melhor classificação lusa na competição, ao somar 9,36 pontos no "heat" decisivo (4,83 e 4,53), vencido pelo japonês Kanoa Igarashi (15,96), que deixou o indonésio Rio Waida (14,04) e o australiano Jackson Baker (11,67) com as medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Igarashi, vice-campeão olímpico em Tóquio'2020 e que residiu em Portugal, contribuiu para a conquista, nesta competição, de uma vaga para o Japão para os Jogos Olímpicos Paris2024.

Por definir está ainda a vaga feminina, com a disputa da final, depois de a portuguesa Teresa Bonvalot ter desistido, por lesão, terminando no sexto lugar.

A surfista cascalense abandonou a competição feminina, devido a lesão, depois de ter assegurado a presença na sexta ronda do quadro principal, a última antes da final, frente à norte-americana Kirra Pinkerton, à francesa Pauline Ado e à peruana Daniella Rosas.

"Depois de avaliada pela equipa médica, aparentemente, não é uma lesão grave. Mesmo assim, decidimos em conjunto que a decisão mais acertada era não competir, pois existia a possibilidade de agravamento da lesão. Assim sendo, com muita pena e frustração, abandono a competição da ISA com o foco de me preparar para as competições futuras", afirmou a surfista natural de Cascais, medalha de bronze nos Mundiais de 2021.

Antes, já a Federação Portuguesa de Surf (FPS) tinha confirmado o abandono de Bonvalot, devido a uma luxação no joelho.

Yolanda Hopkins terminou a sua participação na nona ronda, ao ser derrotada pelas australianas Sally Fitzgibbons (14,5) e Sophie McCulloch (10,13), num "heat" em que a surfista algarvia, vice-campeã do mundo em 2021, conquistou "apenas" 9,76 pontos.