Bubacar Júnior inaugura medalheiro português no Festival Olímpico da Juventude Europeia

Bubacar Júnior inaugura medalheiro português no Festival Olímpico da Juventude Europeia
Lusa

Bubacar Embaló Júnior foi superado apenas pelo polaco Sebastian Antosiak

O atleta português Bubacar Júnior conquistou a primeira medalha para Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia, em Banska Bystrica, ao ser terceiro na final do salto em altura com um ensaio de 1,98 metros.

Ao estabelecer a melhor marca pessoal, à terceira tentativa com a fasquia nos 1,98 metros, Bubacar Embaló Júnior foi superado apenas pelo polaco Sebastian Antosiak, primeiro com 2,06 m, e pelo francês Elijah Pasquier (2,04 m).

A missão lusa, de 63 atletas, conseguiu o primeiro pódio ao terceiro dia de provas na Eslováquia.

Num dia repleto de qualificações e eliminatórias, em várias modalidades, Denis Hrabar acabou o concurso do decatlo no quinto lugar, destacando-se um terceiro lugar a fechar, na corrida de 1.500 metros, enquanto Afonso Fernandes foi 12.º nos 110 metros barreiras (14,76 segundos).

No andebol, a seleção portuguesa perdeu com a Alemanha (32-24), mas já está apurada para as meias-finais, e no badminton Santiago Batalha perdeu nos quartos de final, continuando em prova na quinta-feira em pares mistos, com Francisca Vasconcelos.

No judo e na ginástica, os representantes nacionais ficaram longe dos primeiros lugares, assim como na natação, em que Ana Vieira conseguiu apurar-se para as "meias" dos 200 metros livres, enquanto o tenista João Dinis Silva seguiu para os quartos de final.

O Festival Olímpico da Juventude Europeia decorre até domingo em Banska Bystrica.