Oito candidatos para três vagas nas escuderias do Mundial de Fórmula 1
Alfa Romeo renovou com Zhou e na Fórmula 1 só Alpine, Haas e Williams ainda procuram um piloto
A Alfa Romeo foi ontem a sétima equipa de Fórmula 1 a fechar o plantel para a próxima época, ao renovar com o chinês Zhou Guanyu depois de já o ter feito com Valtteri Bottas, mas o Grande Prémio de Singapura deste fim de semana vai ser agitado nos bastidores, pois entre as três equipas que ainda negoceiam pilotos a Alpine tem como prioridade o francês Pierre Gasly, que possui contrato na Alpha Tauri. A Haas e a Williams têm quatro possibilidades cada, ambas incluindo Mick Schumacher, que ainda pode ficar na F1, e Antonio Giovinazzi, que pode regressar.
A próxima época, que terá um recorde de 24 Grandes Prémios e outro de seis corridas sprint - vai correr-se um total de 30 vezes! -, ainda só tem uma cara nova garantida, a do australiano Oscar Piastri, que renderá Daniel Ricciardo na McLaren, podendo este ser o terceiro piloto a deixar a F1, pois irá fazer um ano sabático - já tem convites da Indy - se não receber uma boa proposta. Nicholas Latifi e Sebastian Vettel vão sair, este sendo rendido na Aston Martin por Fernando Alonso, o que abriu a vaga na Alpine.
O carro francês é o mais pretendido - a equipa diz ter uma lista de 14 pilotos! -, mas a prioridade é desvincular Pierre Gasly da Alpha Tauri, estando esta preparada para negociar a estrela do momento, Nick de Vries. O neerlandês de 27 anos, já campeão de Fórmula E e de F2, fez sensação ao estrear-se pela Williams em Itália e ser nono. Ligado à Mercedes, é a prioridade da agora modesta equipa britânica, mas também uma alternativa na Alpine, pelo que seguramente irá ter um lugar. Os restantes por preencher deixam a sonhar o australiano Jack Doohan (filho do campeão de motos) e o americano Logan Sargeant, ambos talentos da F2, e já perderam o concurso de Colton Herta: a nova estrela da Indy não tem a superlicença para a F1.