Michael Masi deixa de ser diretor de corridas da Fórmula 1 e é substituído por português

Australiano esteve no centro da polémica na temporada de 2021, especialmente depois do final do último Grande Prémio, em Abu Dhabi
Michael Masi já não é o diretor de corridas da Fórmula 1. O australiano saiu do cargo, anunciou a FIA (Federação Internacional do automobilismo), nesta quinta-feira.
Masi, que ocupava o cargo desde 2019, esteve no centro da polémica na temporada de 2021, especialmente depois do final do último Grande Prémio, em Abu Dhabi.
14596190
O anúncio foi feito pelo novo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.
14593671
A partir dos testes de pré-temporada em Barcelona, a FIA alternará entre usar o diretor de provas do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), o português Eduardo Freitas, e o ex-diretor de provas do DTM (Deutsche Tourenwagen Masters), Niels Wittich.
"Niels Wittich e Eduardo Freitas vão atuar, de forma alternada, como diretor de corrida, assistidos por Herbie Blash, na qualidade de conselheiro principal permanente", anunciou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, revelando que Masi se vai manter no organismo, a desempenhar outras funções, sem especificar quais.
Eduardo Freitas, que tem vasta experiência como diretor de corrida no Mundial de resistência, vai ser promovido à categoria rainha do desporto automóvel, na qual Masi esteve apenas dois anos como diretor de corrida, depois de ter substituído Charlie Whiting, na sequência da morte do britânico, em 2019.
O presidente da FIA informou também que será criada "uma sala de controlo remota", instalada fora dos circuitos em que decorrerem as provas, "à semelhança do que sucede no futebol, com o VAR [videoárbitro]", em contacto com o diretor de corrida em tempo real, com o objetivo de "ajudar à aplicação dos regulamentos".
"As comunicações diretas de rádio durante as corridas [entre o diretor de prova e os responsáveis das escuderias de F1], que, atualmente, são transmitidas em direto na televisão, vão ser suprimidas, a fim de proteger o diretor de corrida de qualquer pressão", acrescentou.
