Fórmula 1: alemães dão GP Portugal a 4 de outubro no novo calendário

Fórmula 1: alemães dão GP Portugal a 4 de outubro no novo calendário
Redação

Tópicos

Calendário definitivo do Mundial será apresentado na próxima semana e deverá incluir a corrida no Algarve

O Formula One Group deverá apresentar já na próxima segunda-feira, mas certamente antes da realização da primeira corrida da época (5 de julho), na Áustria, o calendário definitivo do Mundial deste ano, tendo várias novidades numa lista de oito Grandes Prémios a acrescentar aos oito já confirmados. Uma delas deverá ser a inclusão do Grande Prémio de Portugal, a 4 de outubro, e uma semana depois da Rússia.

Tanto a corrida no Autódromo Internacional do Algarve como a de Sochi, que pareciam concorrer pela mesma data, poderão caber na lista ao ficarem de fora Imola (Itália) e o Vietname, segundo adiantaram os alemães "Auto Motor und Sport" e "Speedweek".

O 1000º GP Ferrari, no Mugello, já é dado como certo, existindo algumas dúvidas a partir do final de setembro. Se a pretensão de Sochi de ter duas corridas for aceite, Portugal ficará de fora; se a Rússia for recusada por completo - a zona da corrida é das menos afetadas pelo vírus, mas regista 80 casos diários, para um total de 225325 ativos no país -, além de Portugal pode entrar a Alemanha (Hockenheim).

Sendo várias as hipóteses no calendário europeu, ainda falta confirmar o americano. Brasil e México ficarão de fora, mas estão a ser negociadas as corridas do Canadá e dos Estados Unidos, antes de um final no Barém e em Abu Dhabi. Se o Vietname estiver realmente afastado, existe a China como alternativa à opção americana, podendo ter duas corridas.

Curiosamente, e sendo vários os cenários possíveis, Zack Brown, diretor da McLaren, traçou um cenário pessimista ao falar no podcast da Fórmula 1. "Devemos ser cautelosos. Não há garantias de que teremos o número de corridas que todos desejamos", afirmou.

Tanto o calendário já apresentado como o previsto pelas publicações alemãs é o seguinte:

CONFIRMADOS

05 julho GP Áustria (Red Bull Ring)

12 julho GP Estíria (Red Bull Ring)

19 julho GP Hungria (Hungaroring)

02 agosto GP Grã-Bretanha (Silverstone)

09 agosto GP 70.º Aniversário (Silverstone)

16 agosto GP Espanha (Barcelona)

30 agosto GP Bélgica (Spa)

06 setembro GP Itália (Monza)

A CONFIRMAR

13 setembro 1000º GP Ferrari (Mugello)

27 setembro GP da Rússia (Sochi)

4 outubro GP Portugal (Algarve)

18 outubro GP Canadá (Montreal)

25 de outubro GP Américas (Austin) ou GP China (Xangai)

29 novembro GP Barém (Sakhir)

6 dezembro GP Barém II (Sakhir)

13 dezembro GP Abu Dhabi (Yas Marina)