Trissino renuncia à Liga Europeia: "Não era correto dar um passo maior do que a perna"

Trissino renuncia à Liga Europeia: "Não era correto dar um passo maior do que a perna"

Nuno Resende, treinador da equipa italiana do Trissino, confirma que não vai jogar provas europeias por causa da incerteza provocada pela pandemia

O Trissino anunciou nas redes sociais que não irá disputar a Liga Europeia, prova que poderia integrar, beneficiando de uma vaga aberta com a desistência do Valdagno, o terceiro classificado da Serie A1 em 2019/20 que abdicou por motivos financeiros.

Nuno Resende, treinador da equipa italiana que, em 2019/20, foi orientada por Sérgio Silva, e que ficou em quinto lugar da Serie A1, explicou a decisão: "Foi uma decisão pensada. Não era correto dar um passo maior do que a perna. Depois de muito refletir, achámos que seria mais sensato focarmo-nos apenas nas provas internas. Queríamos muito participar na Liga Europeia, pela questão competitiva e de crescimento da equipa, mas não era o momento certo, dado o que se passa no mundo."

Para o treinador português, "o comité europeu não está a apresentar soluções para o quadro pandémico, é tudo muito vago para que o clube se possa responsabilizar em relação à saúde dos atletas."

"Só se conhece a estrutura da prova, sobre tudo o resto não se sabe nada. Tem de haver um plano que agora não há", referiu Nuno Resende, concluindo: "Com pena nossa não vamos participar, mas fazemo-lo pelo equilíbrio das provas internas."

O campeonato italiano começa a 10 de outubro.

Recorde-se que no Trissino vão jogar João Pinto (Lodi) e Caio (Sporting). Nuno Resende faz também a sua estreia neste emblema depois de quatro anos no Lodi (liderava campeonato quando a pandemia paralisou a época), onde foi bicampeão italiano. Do Trissino, saiu Reinaldo Ventura que está de regresso ao Barcelos.

Esta sexta-feira, começa em Lisboa a reunião do comité europeu, que visa definir medidas de segurança sanitária, relativas à pandemia, a adotar na época europeia 2020/21.

Neste sábado, devem ser divulgadas as equipas que se inscreveram nas provas europeias.