Portugal com goleada surpreendente frente à Espanha
Portugal conseguiu esta terça-feira uma surpreendente goleada frente à Espanha, por 6-1, na segunda jornada do grupo B do Campeonato da Europa de hóquei em patins, a decorrer em Oliveira de Azeméis.
A equipa das quinas precisa apenas vencer na quarta-feira a Áustria para garantir o primeiro lugar do grupo, uma tarefa que se perspetiva simples, tendo em conta o nível de hóquei em patins que os austríacos têm apresentado.
No jogo com a Espanha, a seleção lusa nunca esteve atrás no marcador, mas foi na segunda parte que dominou por completo os espanhóis, desenhando a goleada.
A partida até começou equilibrada e Portugal foi a equipa que inaugurou o marcador através de uma grande penalidade, apontada por Ricardo Barreiros.
Já no primeiro encontro, o jogador, de 34 anos, que regressou este ano à seleção nacional, depois de no ano passado ter ficado de fora no Mundial, tinha inaugurado o marcador frente à Suíça.
No entanto, a formação espanhola intensificou o ataque e começou a ameaçar a baliza de André Girão, para, também numa grande penalidade, o capitão Jordi Bargalló repôr a igualdade e incutir mais emoção ao encontro.
Com um ritmo bastante elevado, mas num jogo ainda bastante equilibrado, após um contra-ataque de Diogo Rafael, Reinaldo Ventura recebeu a bola e, de frente para a baliza, 'fuzilou' o guardião espanhol, não dando qualquer hipótese de defesa.
Mas, no segundo tempo, o cenário sobreu uma alteração significativa. Portugal entrou imparável, enquanto a Espanha não conseguiu arranjar argumentos para contrariar essa postura.
No primeiro minuto do segundo período, o veterano Reinaldo Ventura fez uma assistência para Hélder Nunes, que rematou à baliza. Xavier Puigbi defendeu e a bola acabou por sobrar para João Rodrigues, que não desperdiçou a oportunidade e aumentou a vantagem.
A partir desse momento só deu Portugal.
Rafa, Gonçalo Alves e Diogo Rafael também marcaram e encerraram as contas surpreendentes desta partida.
Jogo disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
Espanha - Portugal, 1-6.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
0-1, Ricardo Barreiros, 05 minutos (grande penalidade).
1-1, Jordi Bargalló, 06 (grande penalidade).
1-2, Reinaldo Ventura, 10.
1-3, João Rodrigues, 21.
1-4, Rafa, 32.
1-5, Diogo Rafael, 35.
1-6, Gonçalo Alves, 37 (livre direto).
Sob arbitragem da dupla italiana Franco Ferrari e Matteo Galopi, as equipas alinharam:
- Espanha: Xavier Puigbi, Romà Bancells, Jordi Bargalló, Cristian Rodriguez e Pau Bargalló. Jogaram ainda: Jepi Selva, Eloi Mitjans, Ton Baliu e Jordi Burgaya.
Treinador: Quim Pauls.
- Portugal: André Girão, Ricardo Barreiros, Hélder Nunes, João Rodrigues e Reinaldo Ventura. Jogaram ainda: Diogo Rafael, Gonçalo Alves, Rafa e Henrique Magalhães.
Treinador: Luís Sénica.
Assistência: Cerca de 3.000 espetadores.