FC Porto com dois jogadores na mira e um na porta de saída

FC Porto com dois jogadores na mira e um na porta de saída
Paula Capela Martins

Tópicos

Médio de 27 anos já tem a saída da Oliveirense anunciada e o jovem avançado argentino é um dos jogadores mais cobiçados do campeonato, mas os portistas devem ganhar a "corrida"

O FC Porto tem interesse em Xavier Barroso, médio de 27 anos que cumpre a segunda época ao serviço da Oliveirense, a qual deixará no final desta época - os vice-campeões já o anunciaram -, e quer ainda Ezequiel Mena, avançado de 21 anos que esta época chegou ao Barcelos, depois de ter representado o Oeiras. O contrato com os minhotos obriga os azuis e brancos ao pagamento de uma cláusula.

Os dragões podem entretanto abdicar de Sergi Miras, médio espanhol que chegou esta época e termina contrato em junho. Xavier Barroso deve ser a próxima contratação, depois de ter chegado ao campeonato português em 2018/19 com dois emblemas catalães no currículo: Barcelona e Vendrell, tendo neste último sido orientado por Guillem Cabestany, atual técnico dos azuis e brancos. Com o Barça, o médio conseguiu seis títulos nacionais e três europeus, entre outros, e tem dois títulos mundiais por Espanha.

Ezequiel Mena, o argentino que chegou a Portugal em 2018/19, depois de passagens por EVT (Argentina) e Sport (Brasil), é, com 12 golos, o melhor marcador do Barcelos e o sétimo do campeonato. Tem despertado a atenção dos principais clubes, mas está perto de ingressar no FC Porto.

Recorde-se que em 2021/22 entra em vigor uma nova regulamentação referente à limitação de estrangeiros, com as equipas obrigadas a inscrever, na ficha de jogo, um mínimo de cinco jogadores selecionáveis, o que obrigará o FC Porto a ajustar o seu plantel, uma vez que possui quatro: um guarda-redes (Tiago Rodrigues) e três jogadores de campo (Rafa, Gonçalo Alves e Poka).