Selecionador de futsal convoca Zicky e faz regressar Bruno Coelho

Selecionador de futsal convoca Zicky e faz regressar Bruno Coelho
Redação

Tópicos

Portugal tem pela frente dois jogos frente à República Checa.

O selecionador Jorge Braz convocou 14 jogadores para a dupla jornada com a República Checa, de qualificação para o Europeu de futsal, numa lista em que se destaca a entrada do pivô Zicky.

Em relação à última convocatória, em janeiro, para os jogos com a Polónia, que a seleção lusa empatou em casa (2-2) e venceu fora (3-0), Jorge Braz manteve Miguel Ângelo, que tinha substituído Bruno Coelho, dado como indisponível, e fez sair Pauleta.

Já Bruno Coelho, companheiro de Ricardinho nos franceses do ACCS Futsal Asneires, está recuperado e regressa à seleção para esta dupla jornada, para a qual a grande baixa é Cardinal, que no início do mês sofreu uma lesão grave.

O pivô dos leões sofreu uma rotura do tendão de Aquiles e deverá parar entre oito a 10 meses, o que o deverá afastar ainda este ano do Mundial na Lituânia, entre 12 de setembro e 3 de outubro.

Sem Cardinal, o selecionador português chamou Zicky, também do Sporting, e a jornada dupla com a República Checa poderá dar ao jogador a estreia pela Seleção A, num momento em que tem 23 internacionalizações nas camadas jovens.

A seleção concentra-se a partir de domingo, estando os jogos com a República Checa agendados para 05 de março (19h00), no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, e 10 de março, em Praga, na UNYP Arena, pelas 15:00 (hora de Lisboa).

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, entre 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022, enquanto os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Na campanha de apuramento, Portugal, campeão europeu em título, ainda defrontará no grupo 8, a Noruega, num duplo compromisso em abril, com os noruegueses a disputarem ambos os jogos fora, devido à pandemia de covid-19.

Após duas jornadas, a República Checa lidera o grupo, com seis pontos, seguida de Portugal, com quatro, e da Polónia, com um, enquanto a Noruega tem zero pontos, por ter falhado os dois jogos em casa dos checos e ter sido penalizada com duas derrotas por 5-0.

Lista de 14 convocados:

- Guarda-redes: Edu (Valdepeñas/Esp) e Vítor Hugo (Braga).

- Fixos: André Coelho (Barcelona/Esp) e João Matos (Sporting).

- Alas: Bruno Coelho (Asnieres-Villeneuve/Fra), Miguel Ângelo (Braga), Pany (Sporting), Pedro Cary (Leões Porto Salvo), Ricardinho (Asnieres-Villeneuve/Fra) e Tiago Brito (Benfica).

- Universais: Afonso (Benfica), Erick (Sporting) e Fábio Cecílio (Benfica).

- Pivô: Zicky (Sporting).