Ricardinho, "penta" como melhor do Mundo, já elegeu um sucessor

Ricardinho, "penta" como melhor do Mundo, já elegeu um sucessor
João Maia

Tópicos

Ricardinho já vê alguém com qualidade para espalhar magia nos próximos tempos. O futsalista português, ao serviço do Inter Movistar, foi eleito na terça-feira melhor jogador do Mundo pela quinta vez, quarta consecutiva.

O selecionador nacional Jorge Braz tem levado a cabo uma renovação na equipa portuguesa. Jovens valores como Tiago Brito, André Coelho ou Fábio Cecílio já são apostas firmes e presenças assíduas na Seleção, mas nos maiores clubes nacionais - Sporting e Benfica - as principais figuras são estrangeiras. Ricardinho defende que os portugueses têm muita qualidade e que devem ser utilizados "com rigor e tempo de jogo útil". Futuro de Portugal parece estar assegurado e até pode haver na calha um sucessor do ala - é canhoto e até já joga na I Divisão. Pelo menos é isso que o jogador acha, mas prefere não o nomear "para não lhe meterem pressão".

Miguel Ângelo, Tiago Brito, André Coelho, Fábio Cecílio, Nilson, Anilton, etc., são jogadores jovens que têm estado frequentemente na Seleção Nacional. Vê uma base futura a ser formada que dê garantias?

-Se forem utilizados com rigor e tempo de jogo útil em jogos importantes nos seus clubes, sim. Se for somente para fazer número pelas regras aplicadas pela FPF, continuarão a ter dificuldades em mostrar o seu valor nos momentos-chave. Qualidade não lhes falta e têm mostrado isso na Seleção, que é onde jogam mais tempo.

Por outro lado, não parece haver nenhum Ricardinho na calha...

-Pois eu acho que há. Não vou dizer quem é, para não lhe meterem pressão. Deixem-no crescer, ele já está na I Divisão a jogar bastante tempo de jogo útil e em breve estará connosco na Seleção. Ainda por cima, é canhoto como eu...

As grandes figuras de Sporting e Benfica são, em parte, jogadores estrangeiros. Isso dificulta o aparecimento de novos talentos portugueses?

-Isto vai ao encontro da minha resposta anterior. Por isso, sem dúvida que dificulta.