Portugal entra a golear na qualificação para o Europeu

Portugal entra a golear na qualificação para o Europeu

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A equipa nacional entrou na quadra depois de saber da vitória da Finlândia sobre a Sérvia, por 8-2

A seleção portuguesa feminina de futsal goleou a República Checa por 12-0, na primeira jornada da qualificação para o primeiro campeonato europeu da modalidade, colocando-se na liderança do Grupo 4 graças à vantagem na diferença de golos.

A equipa nacional entrou na quadra depois de saber da vitória da Finlândia sobre a Sérvia, por 8-2, e desde cedo carregou no acelerador à procura de golos, que começaram a aparecer por intermédio de Janice Silva, logo aos dois minutos, com Lídia Moreira (8), Carla Vanessa (9) e Jenny (11) a aumentarem a vantagem ainda na primeira parte.

No segundo tempo, a mesma Janice bisou (25), a capitã Ana Azevedo estreou-se a marcar (27), Lídia Moreira chegou ao hat-trick no espaço de um minuto (28 e 29), Sara Ferreira também 'bisou' (39 e 40), assim como Carla Vanessa (39) e Pisko fez o outro tento (40).

A formação de Luís Conceição entrou na partida com a baliza em vista, ficando perto de marcar na primeira jogada, mas não foi preciso esperar muito para ver as redes a balançar pela primeira vez, num remate colocado de Janice Silva.

As oportunidades iam aparecendo para o conjunto luso, ao que se juntou um golo anulado a Inês Fernandes, até que Tânia Sousa surgiu sozinha em zona central, rematou desviado, mas Lídia apareceu encostada à baliza para estrear-se a marcar.

Após o segundo tento, as atletas portuguesas cumpriram a promessa da 'capitã' Ana Azevedo, que queria dar espetáculo, e assinaram dois golos de calcanhar, o primeiro de Carla Vanessa, ao qual Jenny -- que substituiu a lesionada Fifó na convocatória -- respondeu com um golaço, finalizando de costas, depois de um passe a meia altura da guarda-redes Ana Catarina.

Ana Catarina também teve oportunidades para mostrar serviço, ao negar o golo por duas vezes a Sara Plzakova, com duas boas intervenções, e, já no último minuto, ao fazer uma 'mancha' à aproximação de Martina Bulavová.

Depois do descanso, a equipa portuguesa demorou cinco minutos até voltar a marcar, com Janice a 'fuzilar' a baliza adversária para assinar um 'bis', seguida pela 'capitã' Ana Azevedo que se estreou a marcar num contra-ataque, e por Lídia Moreira que completou o 'hat-trick' com dois golos no espaço de um minuto.

Perto final da partida, Sara Ferreira proporcionou mais um momento de magia, travando em frente à guarda-redes e finalizando com um toque de 'letra', logo depois Carla Vanessa fez o 10.º golo da seleção, com Pisko a estrear-se no marcador e Sara Ferreira encerrou o marcador com o 'bis', a 10 segundos do fim.

A equipa nacional defronta a Finlândia, na quinta-feira, em partida decisiva para o apuramento, já que as duas equipas golearam na primeira jornada.

Marcadoras:

1-0, Janice Silva, aos 02 minutos.

2-0, Lídia Moreira, 08.

3-0, Carla Vanessa, 09.

4-0, Jenny, 11.

5-0, Janice Silva, 25.

6-0, Ana Azevedo, 27.

7-0, Lídia Moreira, 28.

8-0, Lídia Moreira, 29.

9-0, Sara Ferreira, 39.

10-0, Carla Vanessa, 39.

11-0, Pisko, 40.

12-0, Sara Ferreira, 40.

Sob a arbitragem do ucraniano Yaroslav Vovchok e o polaco Damien Jaruchiewicz, as equipas alinharam:

Portugal: Ana Catarina, Ana Azevedo, Janice Silva, Pisko e Sara Ferreira. Jogaram ainda Naty Fernandes, Tânia Sousa, Inês Lourenço, Carla Vanessa, Jenny, Cátia Morgado e Lídia Moreira.

Treinador: Luís Conceição.

República Checa: Lenka Kuglerova, Tereza Honková, Iva Odehnalova, Markéta Koplikova e Sousková Jana. Jogaram ainda Denisa Brenková, Barbora Hýlová, Martina Bulavová, Veronika Svobodová, Eliska Stanjurová e Sára Plzakóva.