Volta a Portugal: Frederico Figueiredo é o novo líder

Volta a Portugal: Frederico Figueiredo é o novo líder
Redação

Tópicos

Lisboeta da Glassdrive-Q8 venceu no Observatório de Vila Nova e tirou a camisola amarela ao seu colega Mauricio Moreira

A 83.ª Volta a Portugal conheceu hoje o terceiro líder desde a saída de Lisboa, mas todos eles da Glassdrive-Q8-Anicolor: se Mauricio Moreira sucedeu a Rafael Reis, na escalada ao Observatório de Vila Nova foi Frederico Figueiredo a destronar o uruguaio.

Os 9,9 quilómetros de escalada da quinta etapa, que partiu da Mealhada, decidiram tudo, com Alejandro Marque e Delio Fernandez, da Atum General-Tavira, a cederem cedo, sendo os principais derrotados. Marque foi vítima de um furo e teve de fazer a subida com a bicicleta do colega Emanuel Duarte.

Mauricio Moreira deu sinais de fraqueza a 4 km do alto, tendo Frederico Figueiredo atacado de imediato, dando a entender uma combinação entre os dois corredores da Glassdrive, para nunca mais ser alcançado.

Henrique Casimiro (Efapel) foi segundo na etapa, a 37 segundos do lisboeta de 31 anos, ao atacar no grupo que tinha Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista) e André Cardoso (ABTF Betão-Feirense), mais Barry Miller (BAI Sicasal).

Mauricio Moreira, num último fôlego com a meta à vista, ainda apanhou o grupo que seguia à sua frente, terminando também a 37 segundos e passando a ser o segundo da geral, a 7 segundos do colega Figueiredo, novo camisola amarela.