Viseu aposta na Volta: abre edição de 2023 e fecha a do ano seguinte

Viseu aposta na Volta: abre edição de 2023 e fecha a do ano seguinte

Viseu está a completar a candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2024 e terá o ciclismo no topo da programação, fechando a Volta nesse ano. Em 2023 terá o prólogo.

O estatuto de Cidade Europeia do Desporto, que em Portugal pertence este ano a Leiria e no próximo será de Viana do Castelo, deverá ser entregue a 2024 a Viseu, que anunciou esta segunda-feira, pela voz do presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, estar a finalizar a candidatura. Como ponto forte da programação, anunciou o final da Volta a Portugal. Será a oitava vez desde 2003.

"Viseu irá coincidir com um final da Volta a Portugal em 2024, já que no próximo ano teremos o início da corrida", disse Fernando Ruas no fim da etapa, que viu como "demonstrativa da forma como as pessoas de Viseu aderem aos acontecimentos desportivos".

Joaquim Gomes, diretor da Volta, confirmou que no próximo ano a Cidade Jardim terá o prólogo - pela quarta vez desde 2010 -, destacando que "Viseu se assumiu desde 2003 como um dos principais municípios da Volta, com sucessivos inícios e finais de corrida". "Será talvez o município mais importante desde esse ano, a par de carismáticos, como Lisboa", completou.