Tim Wellens conquista a Volta à Andaluzia

Tim Wellens conquista a Volta à Andaluzia

José Mendes terminou na 47ª posição

O belga Tim Wellens, da Lotto Soudal, estreou-se como vencedor da Volta Ciclista à Andaluzia, depois de ter conseguido defender a liderança no contrarrelógio final, disputado em Barbate, Cádis.

Weelens ganhara na véspera a liderança, em Alcalá de los Gazules, e este domingo tinha para defender sete segundos no curto contrarrelógio de 14 quilómetros. Esteve bem, ao conseguir o oitavo tempo, a 14 segundos do espanhol David de la Cruz (Sky), mas a ganhar tempo aos mais diretos adversários.

Foi, nomeadamente, o caso do espanhol Mikel Landa (Movistar), que era segundo e hoje perdeu 49 segundos para o vencedor da tirada, caindo para sexto da geral.

O holandês Wout Poels (Sky) subiu a segundo, com mais oito segundos do que Wellens, e o espanhol Marc (Movistar) a terceiro, com mais 27 segundos, depois de boas prestações hoje, ao serem respetivamente sexto e quinto classificados.

Quanto ao nome mais forte do pelotão, o britânico Chris Froome (Sky), fecha a prova andaluza em 10.º, a 1m57s de Wellens, no que foi o seu arranque de época.

O único português que terminou a prova foi José Mendes (Burgos BH), que fechou com um 47.º lugar no crono, a 1m32s. Na geral, terminou em 16.º, a 3.m05s de Wellens, sendo o melhor elemento da sua equipa.