Ponto final num jejum de três anos para um dos maiores sprinters do pelotão

Ponto final num jejum de três anos para um dos maiores sprinters do pelotão
Redação com Lusa

Tópicos

Mark Cavendish venceu a segunda etapa da Volta à Turquia.

O britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) alcançou esta segunda-feira a primeira vitória desde 2018 ao triunfar ao sprint na segunda etapa da Volta à Turquia em bicicleta, que passou a liderar.

Cavendish, de 35 anos, demorou 1.159 dias a somar novo triunfo, depois de uma etapa na Volta ao Dubai de 2018, e bateu o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), segundo, e o alemão André Greipel (Israel Start-Up Nation), terceiro.

Após uma etapa de 144,9 quilómetros, com partida e chegada em Konya, "Cav" ultrapassou Greipel e Philipsen, um por cada lado, para chegar à vitória que pôs fim ao "calvário" do britânico, regressado à QuickStep.

O campeão do mundo de 2011 já tinha ficado perto no Grande Prémio Jean-Pierre Monseré (segundo), na Scheldeprijs (terceiro) e na primeira jornada da Semana Internacional Coppi e Bartali (segundo), e tinha sido quarto classificado na primeira etapa, ganha pelo holandês Arvid de Kleijn (Rally Cycling), que é segundo à geral com o mesmo tempo do 'Expresso de Man'.

Grande dominador dos sprints durante quase uma década, o britânico de 35 anos conta com 30 vitórias na Volta a França no seu extenso palmarés, sendo o segundo ciclista com mais triunfos no Tour depois do recordista Eddy Merckx (34).

"Cav", que no ano passado chegou a admitir, em lágrimas, que a Gent-Wevelgem teria sido a última prova da sua carreira, é também o terceiro mais vitorioso de sempre em grandes Voltas: com 48 triunfos (15 no Giro e três na Vuelta), os mesmo de Alessandro Petacchi, com quem está empatado, situa-se apenas atrás de Merckx (64) e de Mario Cipollini (57).

Cavendish defende a liderança na terceira etapa, num regresso à ribalta de um dos melhores velocistas de sempre, com 30 etapas ganhas na Volta a França, 15 na Volta a Itália e mais três na Volta a Espanha, num total de 147 vitórias.

Na terça-feira, a terceira etapa liga Beysehir a Alanya na mais longa tirada da prova, com 212,6 quilómetros.